4 cuidados com a saúde da coluna das crianças
A saúde da coluna das crianças é um assunto que merece atenção especial, afinal, essa parte do corpo é responsável por sustentar o peso do corpo, proteger a medula espinhal, além de permitir movimentos do corpo.
Engana-se quem pensa que as dores na coluna são exclusivas de adultos e idosos. Na verdade, as crianças também podem sofrer com problemas nesta região, principalmente em decorrência de hábitos inadequados e falta de cuidados preventivos.
No texto a seguir, apresentaremos quatro dicas essenciais para garantir a saúde da coluna infantil. Boa leitura!
Qual a importância do cuidado com a saúde da coluna das crianças?
Cuidar da saúde da coluna dos pequenos é de extrema importância para seu desenvolvimento físico e bem-estar geral. A atenção deve começar desde os primeiros anos de vida com observação do alinhamento da coluna.
A maioria das dores na coluna das crianças são decorrentes de fatores como a má postura, carregamento de peso excessivo, obesidade, falta de fortalecimento dos músculos e sedentarismo. Além disso, lesões e quedas também podem causar dores eventuais.
A prevenção é importante para evitar problemas futuros.
Veja também – Dor nas costas em crianças: o que pode ser?
Dicas para cuidar da coluna das crianças
1. Uso adequado de mochilas escolares
É preciso ficar atento à quantidade de material que os pequenos carregam em suas mochilas, que idealmente deve ser sempre menor que 10% do peso da criança.
Para conseguir carregar a carga excessiva, a criança projeta seu corpo para frente, sobrecarregando pescoço, ombros, articulações e músculos.
A mochila de rodinha pode ser uma boa opção para evitar a sobrecarga da coluna das crianças, apenas é importante que exista a alternância regular entre os braços.
Caso opte-se pelas mochilas tradicionais, a dica é escolher modelos com alças mais largas e com vários compartimentos e bolsos a fim de distribuir melhor o peso.
2. Cuide com o excesso de peso
O sobrepeso pode agravar os problemas na coluna, pois causa a sobrecarga das articulações e até mesmo lesões.
O Ministério da Saúde estima que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no país e que 3,1 milhões já evoluíram para obesidade.
Além das dores nas articulações e nos ossos, a obesidade aumenta os riscos de desenvolver doenças como diabetes e doenças cardíacas.
3. Incentive atividades físicas
A falta de exercícios físicos pode levar a fraqueza muscular da coluna das crianças, aumentando os riscos de lesões e dores.
Ao passar muito tempo realizando atividades sentadas, as crianças podem desenvolver problemas de postura e dores nas costas.
Além disso, a prática de esportes e exercícios físicos pode ajudar a reduzir tensões e melhorar a qualidade de vida.
4. Atenção ao estresse
O estresse, causado por fatores como bullying, pressão escolar e mudanças de rotina, pode afetar diretamente a saúde da coluna das crianças. Isso ocorre porque tensiona os músculos, gerando dores e fadiga.
Relação com os fatores hereditários
É comum que muitos casos de dores na coluna sejam provocados por fatores externos, mas é importante destacar que a probabilidade de desenvolver problemas é maior caso haja histórico familiar próximo de lesões.
Por isso, é fundamental estar atento à saúde da criança desde cedo, tomando as medidas necessárias para prevenir e tratar eventuais problemas na coluna.
Como prevenir e tratar dores na coluna das crianças?
Existem muitas maneiras de prevenir dores na coluna das crianças.
Uma das recomendações mais importantes é manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, sono profundo com colchões e travesseiros adequados e prática de atividades físicas ou esportes.
Quando houver dores persistentes é indicado procurar um médico ortopedista para a prescrição do tratamento mais adequado, que pode incluir medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, exercícios físicos, correção postural, fisioterapia e, em casos mais graves, intervenções cirúrgicas.
É fundamental ficar atento aos sinais e queixas das crianças, para identificar possíveis problemas precocemente.
Confira também – Lesões mais comuns em crianças nas férias e como prevenir
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas à coluna.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.