Luxação no tornozelo: sintomas, causas, como aliviar e tratar
A luxação no tornozelo é uma lesão dolorosa e incapacitante, que pode ocorrer em diversas situações, como em quedas, acidentes ou lesões esportivas.
Quando a articulação é submetida a uma força excessiva, os ossos que a compõem podem se deslocar e levar a danos permanentes, se não for tratada adequadamente.
Neste post, vamos falar mais sobre o que é a luxação no tornozelo, quais são os seus sintomas, causas, tratamento e muito mais. Boa leitura!
O que é Luxação no tornozelo?
A luxação ocorre quando os ossos da articulação se deslocam de sua posição normal, sendo conhecida como “perda do contato articular”.
Quando a luxação ocorre no tornozelo, os ossos que normalmente se encaixam perfeitamente na articulação são deslocados, resultando em dor, inchaço, instabilidade e dificuldade de movimento.
A luxação pode ser classificada como parcial ou completa, dependendo da extensão do deslocamento dos ossos.
Quais são os sintomas de Luxação no tornozelo?
Os sintomas podem variar dependendo da gravidade da lesão, mas geralmente incluem:
- Dor intensa na região;
- Inchaço;
- Alterações no formato da articulação, impressão de que “saiu do lugar”;
- Hematomas;
- Sensação de dormência ou formigamento;
- Espasmos nos músculos;
- Limitação dos movimentos ou até incapacidade de se movimentar;
- Incapacidade de suportar peso;
- Instabilidade.
Caso você apresente alguns dos sintomas acima, é essencial procurar ajuda médica especializada. Desse modo, é possível evitar os traumas que essa condição pode gerar nos nervos e tendões por compressão.
Como é a dor da Luxação no tornozelo?
A dor é geralmente intensa e aguda, sendo um dos sintomas mais comuns dessa lesão.
Pode ser sentida na área do tornozelo e se estender para a perna ou pé, além de piorar quando o paciente tenta mover o tornozelo ou colocar peso sobre ele.
Em alguns casos, a dor pode ser tão intensa que o pessoas não consegue suportar nenhum peso no tornozelo e pode precisar se apoiar em muletas para se locomover.
Leia mais – Dor no tornozelo: 5 causas, como aliviar e tratar
O que provoca a Luxação no tornozelo?
Normalmente, a luxação nessa região pode surgir após impactos provocados por quedas, entorses ou pancadas.
Também pode ser causada por traumas de alta energia, que provocam movimentos bruscos e de torção na articulação.
Esses movimentos podem resultar uma lesão nos ligamentos que estabilizam o tornozelo, causando um deslocamento parcial ou completo do osso tálus, fazendo que ele saia da pinça do tornozelo.
Além disso, é uma condição frequente em atletas que praticam esportes como futebol, basquete e corrida, já que aumentam o risco de lesões no tornozelo, incluindo a luxação.
Qual a diferença entre entorse e luxação?
Ambas são lesões que afetam as articulações, mas há diferenças significantes entre elas.
A torção ocorre quando há o estiramento ou ruptura dos ligamentos, geralmente causando sintomas como inchaço, vermelhidão e hematomas.
Já a luxação ocorre quando os ossos se desencaixam e perdem o contato entre si, podendo até ser confundida com uma fratura aparente por conta do desvio.
A principal diferença então é que na entorse os ligamentos são estirados ou rompidos, mas a articulação permanece alinhada, enquanto na luxação há um deslocamento dos ossos que compõem a articulação.
Além disso, o tratamento e o tempo de recuperação também podem variar entre as duas lesões, sendo que a luxação geralmente é considerada mais grave e pode exigir um período de imobilização mais prolongado e até mesmo cirurgia em alguns casos.
Leia mais – Entorse de tornozelo: causas, tipos e tratamento
Como aliviar a dor da Luxação no tornozelo?
Existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar a dor causada pela luxação no tornozelo.
Uma das principais é aplicar compressas de gelo na região afetada para reduzir o inchaço e a inflamação.
Além disso, é recomendado manter o tornozelo em posição elevada e o mais imóvel possível.
Lembrando que, embora essas medidas possam ajudar a aliviar a dor da luxação no tornozelo, é fundamental consultar com urgência um médico para receber o tratamento adequado e evitar complicações.
Como é o tratamento da Luxação no tornozelo?
O tratamento adequado varia de acordo com o quadro. É essencial que seja feito o quanto antes para evitar complicações e garantir uma recuperação completa.
Um dos primeiros passos no tratamento da luxação no tornozelo é recolocar a articulação no lugar, procedimento que deve ser realizado apenas por um médico capacitado, após uma avaliação clínica e radiológica.
Durante o procedimento, analgésicos ou anestésicos podem ser utilizados para reduzir a dor.
Em casos menos graves, o tratamento pode envolver o uso de analgésicos e anti inflamatórios.
Além disso, são recomendadas sessões de fisioterapia para reabilitação dos movimentos e para fortalecer os músculos e ligamentos ao redor do tornozelo após reconstituição da articulação.
Já em casos mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para realinhar os ossos do tornozelo e restaurar a função normal da articulação.
No entanto, é fundamental conversar com o médico ortopedista para saber se é necessário e qual o melhor momento para realizar a cirurgia.
NOT tem Ortopedia Especializada em Tornozelo
Conte com a equipe de ortopedia do NOT para cuidar do seu tornozelo.
Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para o tornozelo.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.