Dores articulares na gestação: 5 causas comuns e o que fazer
Durante a gravidez, é comum que mulheres experimentem diversas mudanças em seu corpo e em sua vida. Entre as queixas mais frequentes decorrentes das transformações físicas, hormonais e emocionais, estão as dores articulares na gestação, que podem ser uma grande fonte de desconforto e interferir no bem-estar.
Confira neste artigo as principais causas dessas dores e também algumas medidas que podem ser adotadas para ter uma gestação mais confortável. Boa leitura!
Por que a gravidez traz problemas nas articulações?
Durante este período, o corpo passa por uma série de mudanças, desde o aumento de peso e o crescimento do útero, até as alterações hormonais que preparam o organismo para a passagem do bebê pelo canal vaginal, na hora do parto.
Essas alterações fisiológicas podem sobrecarregar e tornar as articulações mais instáveis, contribuindo para o aparecimento de dores articulares, que podem se manifestar em diferentes partes do corpo, mas principalmente nas costas, nos quadris, nos joelhos, punhos e nos tornozelos.
O que pode causar dores articulares na gestação?
1. Hormônios
Alterações dos níveis hormonais preparam o corpo para o momento do parto. O aumento de hormônios como a relaxina e a progesterona causam o relaxamento de ligamentos, músculos e tendões para a expansão da pelve.
Porém, este processo torna as articulações mais instáveis e flexíveis, provocando dores e desconfortos.
2. Aumento da massa corporal
O ganho de peso é algo esperado e normal, já que durante a gravidez o corpo precisa se adaptar para sustentar e desenvolver o feto.
Entretanto, o aumento de massa causa sobrecarga especialmente nas articulações da coluna, joelhos, tornozelos e pés, o que pode resultar em dores e facilitar a ruptura ou estiramento dos ligamentos.
3. Retenção de líquido
Semelhante ao ganho de peso, o acúmulo de líquido também pode gerar dores articulares na gestação, uma vez que causa compressão de nervos, provocando dor e diminuindo a mobilidade, especialmente em punhos e mão.
4. Condições pré-existentes
Em alguns casos, as condições médicas pré-existentes podem agravar o quadro de dores.
Condições como artrite reumatoide, lúpus e outras doenças autoimunes podem provocar inflamação e dores nas articulações, acentuando os sintomas.
5. Postura alterada
À medida que o útero cresce, a postura da gestante pode mudar para melhor acomodar o peso extra. Essa situação pode levar a um desequilíbrio muscular e colocar pressão adicional nas articulações.
Como aliviar as dores articulares na gestação?
Existem várias medidas que podem ser adotadas para aliviar as dores articulares na gestação. Primeiramente, recomenda-se que a gestante realize o repouso adequado e compressas quentes e frias para diminuir a pressão sobre as articulações e reduzir o desconforto.
Para fortalecer a musculatura e melhorar a flexibilidade das articulações, é recomendado exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação, pilates e ioga, e também sessões de fisioterapia.
Em casos de dores mais agudas e persistentes, pode ser necessário iniciar um tratamento médico com analgésicos.
É fundamental consultar um profissional da saúde antes de tomar qualquer medicação durante a gravidez para garantir a segurança tanto da mãe quanto do bebê.
O bebê pode sofrer as consequências das dores articulares na gestação?
Embora as dores articulares na gestação não provoquem nenhuma dor direta no bebê, elas ainda podem ter efeitos negativos.
Caso a dor afete o sono ou cause irritabilidade, o bebê pode ser afetado através de alterações hormonais e metabólicas que ocorrem durante o episódio de dor articular.
Quando procurar um médico por conta de dores articulares na gestação?
Em geral, sentir dores articulares na gestação é algo normal e tendem a diminuir após o parto, com a estabilização dos níveis hormonais.
Entretanto, em casos de dores muito intensas, frequentes ou que interfiram nas atividades diárias é indicado consultar um médico especialista para a avaliação e tratamento adequado.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para a coluna.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.