Ortopedista especialista em ombro: entenda a importância
O ortopedista especialista em ombro é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar problemas que afetam essa articulação complexa, formada por músculos, tendões, ossos e ligamentos.
Se você já sentiu dor ou desconforto na região do ombro, sabe o quanto isso pode afetar a qualidade de vida e o cotidiano.
Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância, habilidades e formação desse profissional, bem como as condições que ele trata e os tratamentos que pode recomendar. Boa leitura!
O que faz o ortopedista especialista em ombro?
Trata-se de um médico altamente qualificado e capacitado que possui um conhecimento aprofundado sobre a região do ombro, suas estruturas anatômicas e funções.
O ortopedista especialista em ombro é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de uma ampla variedade de condições que podem afetar essa região.
Qual é a formação do especialista em ombro?
Para se tornar um especialista em ombro, é necessário passar por uma formação extensa e rigorosa.
Inicialmente, o profissional precisa realizar a graduação em medicina e obter o registro no Conselho Federal de Medicina (CRM).
Em seguida, o médico deve completar uma residência em ortopedia e traumatologia. É durante este período que o profissional estudará a fundo todos os componentes do aparelho locomotor.
Após a conclusão da residência, deve-se prestar uma prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para adquirir o título de especialista em ortopedia e traumatologia.
Uma vez obtido este título, o ortopedista deve optar por seguir uma especialização adicional em cirurgia de ombro e cotovelo, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC).
Essa formação intensiva permite que o médico adquira as habilidades e conhecimentos necessários para prestar cuidados de alta qualidade aos pacientes com lesões e doenças da região do ombro.
Quais problemas pode tratar?
O ortopedista especialista em ombro é um profissional altamente capacitado para tratar diversas condições que afetam esta área.
Entre os principais problemas que podem ser tratados, destacam-se:
- Tendinite;
- Bursite;
- Capsulite adesiva;
- Artrose do ombro;
- Síndrome do impacto do ombro;
- Fraturas;
- Luxações;
- Osteoartrite;
- Lesões.
Confira também – Quais são as doenças de ombro mais comuns?
Quais tratamentos o ortopedista pode recomendar?
Os tratamentos variam de acordo com a causa e a gravidade da condição.
Quando se trata de lesões leves, o ortopedista pode optar por um tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico, para diminuir a dor ou a inflamação da região do ombro.
Esses tratamentos podem incluir a imobilização da articulação do ombro, a indicação de medicamentos, para controlar a dor e a inflamação, e sessões de fisioterapia, para fortalecer os músculos e tendões ao redor da articulação do ombro.
Além de repouso e infiltração, que nada mais é que a injeção de anestésicos, corticosteróides ou ácido hialurônico.
No entanto, em casos mais graves, ou quando o tratamento conservador não é eficiente, o ortopedista especialista em ombro pode recomendar procedimentos cirúrgicos, para a colocação de próteses ou que envolvam a raspagem de parte do osso, por exemplo.
Confira também – Dor no ombro: 5 dicas para aliviar a tensão
Quais as cirurgias feitas pelo especialista em ombro e cotovelo?
Semelhante aos tratamentos, as cirurgias recomendadas variam de acordo com o tipo e a gravidade da condição, assim como a saúde do paciente.
Alguns exemplos de cirurgias realizadas pelo ortopedista especialista em ombro incluem:
- Artroscopia do ombro;
- Artroplastias do ombro para colocação de prótese;
- Transferências musculares;
- Cirurgias para a reparação de fraturas ou luxações;
- Cirurgias para tratar complicações ou sequelas de fraturas.
Leia mais – Cirurgia do ombro: conheça todos os tipos
Quando procurar o ortopedista de ombro?
Deve-se procurar um ortopedista especialista em ombro quando sentir dor, desconforto ou rigidez na rigidez na região do ombro.
Alguns dos sintomas e sinais comuns que podem indicar a necessidade de uma avaliação clínica incluem:
- Dor intensa e/ou persistente na região do ombro;
- Dificuldade em realizar atividades cotidianas;
- Fraqueza na região do ombro;
- Inchaço ou sensibilidade;
- Estalos;
- Lesões decorrentes de quedas ou traumas.
Onde encontrar o ortopedista especialista em ombro em Belo Horizonte?
Conte com a equipe de ortopedia do NOT para cuidar do seu ombro.
Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para o ombro.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.