Ortopedista especialista em Mão
Você está procurando por um ortopedista especialista em mão?
Seja para lidar com dores persistentes, procurar orientações ou tratar condições relacionadas às mãos, confiar na experiência desse profissional pode ser a solução que você está buscando.
Acompanhe o texto e esclareça todas as suas dúvidas!
O que faz o ortopedista especialista em mão?
O ortopedista especialista em mão é um médico que possui conhecimentos e habilidades específicas no diagnóstico, tratamento e manejo de condições relacionadas às mãos, dedos, punhos, antebraço e até cotovelo.
Esses profissionais têm expertise em lidar com uma ampla variedade de problemas, desde lesões agudas e traumáticas até condições crônicas que afetam essas áreas.
Qual a formação desse profissional?
Para se tornar um ortopedista especialista em mão, o profissional deve seguir uma trajetória educacional e de treinamento rigorosa.
Primeiramente, é necessário completar a graduação em medicina e obter o registro junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) para exercer a medicina legalmente.
Após essa etapa, a formação continua com uma residência em Ortopedia e Traumatologia, embora alguns possam escolher a residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica.
Concluída a residência, é necessário realizar uma especialização ou residência em Cirurgia da Mão. Neste estágio, os profissionais recebem um treinamento mais específico e aprofundado em condições que afetam essa região. Em sequência, ainda há cursos específicos para desenvolver melhor técnicas como as de artroscopia e microcirurgia.
Para receber o título de especialista em Cirurgia de Mão, é preciso realizar o exame da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).
Quais são as principais condições que o ortopedista especialista em mão trata?
O ortopedista especialista em mão é qualificado para diagnosticar e tratar uma ampla variedade de condições que afetam as mãos, dedos e punhos. Algumas das principais condições que eles tratam incluem:
- Síndrome do Túnel do Carpo;
- Cisto sinovial;
- Dedo em gatilho;
- Tenossinovite de De Quervain;
- Dedo em martelo;
- Doença de Kienbock;
- DORT (Doença ocupacional relacionada ao trabalho);
- Entorses;
- Fraturas;
- Inflamações;
- Luxação;
- Osteoartrite;
- Rizartrose;
- Síndrome do Túnel Cubital e doenças do nervo Ulnar;
- Tendinite;
- Dentre muitas outras.
Leia mais – Doenças da mão: conheça as principais
Como é feito o diagnóstico de problemas na mão?
O diagnóstico de problemas na mão é uma etapa crucial para determinar a causa subjacente dos sintomas e desenvolver um plano de tratamento adequado. Para isso, o ortopedista especialista em mão emprega várias abordagens complementares.
O processo de diagnóstico começa com história do paciente e um exame físico minucioso, em que o médico avalia a mobilidade, a sensação, a força e a aparência das mãos, punhos e antebraços.
Além disso, exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia, são ferramentas importante para auxiliar no diagnóstico.
Testes laboratoriais também podem ser solicitados, especialmente quando há suspeita de condições inflamatórias ou autoimunes.
Em casos em que há suspeita de envolvimento nervoso, testes de condução nervosa e estudos de eletroneuromiografia (EMG) podem ser realizados para avaliar a função e a integridade dos nervos das mãos e punhos.
Quais tratamentos pode recomendar?
O ortopedista especialista em mão é qualificado para oferecer uma ampla gama de tratamentos, personalizados de acordo com a natureza e gravidade da condição de cada paciente.
Esses tratamentos visam aliviar a dor, melhorar a função e promover a recuperação das mãos. Entre as opções disponíveis, estão:
- Repouso;
- Alongamentos;
- Infiltrações;
- Imobilização com talas;
- Uso de órteses;
- Compressas;
- Medicamentos como anti inflamatórios, analgésicos e antibióticos;
- Reabilitação física e fisioterapia;
- Intervenções cirúrgicas.
Veja também – Tendinite na mão x home office: 4 dicas de exercícios
Quais são as cirurgias mais comuns realizadas por esse profissional?
O ortopedista especialista em mão possui expertise em técnicas cirúrgicas avançadas para restaurar a função das mãos e aliviar a dor. Algumas das cirurgias mais comuns realizadas por esses profissionais incluem:
- Microcirurgia reconstrutiva;
- Cirurgia de descompressão do túnel do carpo;
- Sutura dos tendões;
- Reparo de lesões em nervos periféricos;
- Reimplante de dedos em caso de amputações;
- Transferência de tecidos e retalhos cirúrgicos;
- Dentre muitas outras.
Quando buscar auxílio de um ortopedista especialista em mão?
É recomendado buscar a ajuda de um ortopedista especialista em mão quando estiver enfrentando qualquer problema ou condição que afete suas mãos, dedos, punhos, antebraços e cotovelos.
Aqui estão alguns cenários em que é aconselhável procurar a orientação desse profissional:
- Alterações motoras;
- Atrofia;
- Dor persistente;
- Formigamento e dormência;
- Fraqueza para movimentar os dedos;
- Hematomas;
- Inchaço;
- Sensibilidade;
- Vermelhidão e queimação.
Confira também – Dor no punho: 5 causas e como tratar
Ortopedista especialista em mão em Belo Horizonte
Conte com a equipe de ortopedia do NOT para cuidar de sua mão.
Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para a mão.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.