Sinovite: o que é, causas e tratamento
A sinovite é uma condição inflamatória que pode afetar diversas articulações do corpo humano, sendo causada por diversas razões, desde traumas até doenças autoimunes.
Seus sintomas podem interferir significativamente na qualidade de vida do indivíduo, comprometendo suas atividades diárias e seu bem-estar físico e emocional.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre a sinovite, suas causas, diagnóstico e opções de tratamento, para ajudar quem sofre dessa condição a entender melhor como lidar com ela. Boa leitura!
O que é Sinovite?
Trata-se de uma inflamação da membrana sinovial, uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste as articulações do corpo humano. Essa inflamação causa o aumento de produção do líquido sinovial, responsável por lubrificar e nutrir as articulações, prevenindo o desgaste das cartilagens.
A sinovite pode ocorrer em diversas articulações, incluindo o pé, tornozelo, quadril, mão, cotovelo, ombro e joelho, sendo conhecida neste último como “água no joelho”.
Sintomas da Sinovite
O acúmulo excessivo de líquido sinovial nas articulações pode resultar em sintomas como:
- Dor;
- Inchaço da região;
- Vermelhidão;
- Dificuldade de movimentação da articulação afetada.
Quais são as causas da Sinovite?
As causas da sinovite podem variar de acordo com a região. Geralmente estão associadas a traumas, como quedas, acidentes e fraturas, bem como a movimentos repetitivos e excessivos que sobrecarregam as articulações, como é o caso de atletas.
Também pode ser decorrente de infecções virais ou bacterianas e doenças crônicas, a exemplo da artrite reumatóide e da artrose.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico começa com a avaliação clínica dos sintomas do paciente.
O médico ortopedista ou reumatologista pode solicitar exames de imagem, como radiografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.
Além disso, pode ser feita a análise do líquido sinovial para determinar a causa da inflamação.
Como é o tratamento da Sinovite?
Dependendo da causa da sinovite, o profissional irá recomendar o tratamento mais adequado para cada paciente.
Muitas vezes, repouso, compressas de gelo e medicamentos anti-inflamatórios e corticoides são suficientes para aliviar a dor, a inflamação e restaurar a função normal da articulação.
Em casos mais graves, pode ser necessária a retirada de parte do líquido sinovial, através da punção, ou a cirurgia para remover a membrana sinovial ou reparar danos na articulação.
Também podem ser indicadas sessões de fisioterapia com exercícios de alongamento para recuperar a capacidade de movimento, fortalecer a articulação e prevenir futuras lesões.
Como prevenir o problema?
Algumas medidas podem ajudar a prevenir a sinovite, como fortalecer a musculatura, realizar alongamentos antes e após praticar exercícios físicos e evitar atividades que sobrecarreguem e lesionem as articulações.
Além disso, caso exista histórico familiar de doenças inflamatórias, é recomendado realizar exames regulares para detectar precocemente qualquer problema que possa surgir.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas à mão.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Zezé Mudeh
dezembro 6, 2023 às 3:39 am
Nossa, muito bom me ajudou muito a entender esta doença no joelho. Que dor!