Doenças da mão: conheça as principais
As doenças da mão e do punho são ocasionadas por diferentes causas. Desde causas reumatológicas até infecções, traumas e até mesmo problemas hormonais, são diversas as causas que originam este tipo de problema.
Neste conteúdo, abordaremos as principais doenças da mão, seus sintomas e tratamento. Acompanhe!
4 doenças da mão mais comuns
1. Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel do carpo, também conhecida como síndrome do túnel carpal, é um quadro caracterizado pela compressão do nervo mediano, responsável pela inervação da região localizada entre a mão e o punho.
“Carpus” é uma palavra derivada do grego que significa punho. O túnel do carpo é uma espécie de túnel ou canal na região do punho com o diâmetro aproximado de um dedo polegar. Seu assoalho são os ossos do punho e seu teto é o ligamento carpal transverso.
Qualquer alteração que cause uma diminuição do espaço dentro do túnel do carpo pode levar à compressão do nervo mediano causando os sintomas típicos da síndrome do túnel do carpo.
Os sintomas mais comuns são a dor e a parestesia (formigamento e perda da sensibilidade) localizadas na região da mão.
Os sintomas costumam ser piores à noite e frequentemente acordam o paciente.
Caso a dor não for tratada, o quadro pode piorar com o tempo, podendo levar a alterações motoras, tais como fraqueza para movimentar os dedos e em casos mais graves, vindo causar até atrofia.
Leia mais – Síndrome do Túnel do Carpo: o que é e como tratar
2. Dedo em gatilho
A tenossinovite estenosante dos flexores, mais conhecida como dedo em gatilho, é uma condição caracterizada por causar dor nos tendões flexores, necessitando de um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Pacientes com dedo em gatilho apresentam uma dificuldade de flexão ou travamento do movimento dos dedos, os quais podem permanecer em uma posição fixa em flexão ou extensão. Essa dificuldade acaba por ocasionar em dores e limitações funcionais.
Ao realizar a flexão, o paciente apresenta uma posição que se assemelha ao disparo de um gatilho, e foi a partir disso, que surgiu o termo “dedo em gatilho”. Em casos mais graves, o dedo pode permanecer travado em posição de flexão ou extensão.
Os sintomas iniciais do dedo em gatilho envolvem desconforto na base dos dedos, no polegar e/ou na palma da mão. O dedo afetado pode causar um edema (aumento de volume), limitando os movimentos e causando dor nos tendões flexores.
3. Cisto sinovial
O cisto sinovial é uma tumoração benigna que se apresenta como um pequeno nódulo, normalmente arredondado ou ovalado, de consistência mole, localizado, principalmente, na região dorsal ou volar do punho. Cisto é o nome dado a qualquer bolsa que contenha material líquido ou semilíquido em seu interior.
O cisto sinovial tem cerca de 1 a 3 centímetros, com uma consistência gelatinosa, bem delimitado e compressível.
Portanto, o cisto costuma ser visível e palpável, com uma lesão avermelhada ao jogar um foco de luz sobre a mesma, sendo possível visualizar seu líquido fluido.
O surgimento do cisto sinovial, embora possa ocorrer em qualquer local do corpo, é mais comum em punhos e dedos.
Veja também – Cisto sinovial: o que é, sintomas e tratamento
4. Fraturas da mão
As fraturas da mão costumam acometer homens de 10 a 40 anos e mulheres, causando sintomas como dor na mão e limitação dos movimentos. O tratamento é realizado de acordo com a gravidade do trauma,e variam de conservadores (gesso) até mesmo cirúrgicos.
Gostou deste conteúdo? Não deixe de acompanhar o nosso blog e fique por dentro dos mais variados assuntos relacionados à ortopedia.
NOT tem Ortopedia Especializada em Mão e Punho
Conte com a equipe de ortopedia do NOT para cuidar de suas mãos e punhos.
Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para mão e punho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.