Pronto Atendimento OrtopédicoDe segunda à sexta-feira (08h às 18h)(31) 3349-2600(31) 97186-7073

Dor no ombro: Conheça as principais causas e como tratar

maio 11, 2021 por NOT Ortopedia4
Dor-no-Ombro-NOT-Ortopedia.jpg

Depois da dor na coluna e no joelho, a dor no ombro é a segunda queixa mais ouvida por ortopedistas nos consultórios, de acordo com estudos da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Na maioria dos casos, são causadas pela repetição de movimentos que machucam os tendões e mesmo por processos crônicos, que acabam atingindo, em grande parte, a faixa etária da meia-idade. 

Como o ombro é a articulação que tem maior mobilidade do corpo humano, acaba sendo mais suscetível a lesões, que ocorrem devido principalmente a sua movimentação excessiva ou ainda por doenças degenerativas, inflamatórias ou traumáticas. Entre as causas não-traumáticas, a bursite e a tendinite do ombro estão entre as mais frequentes. 

Causas da dor no ombro

Como a articulação do ombro compreende várias estruturas anatômicas, e, dessa forma, cada uma pode provocar uma dor, a dor do ombro tende a ser uma dor difusa, onde o paciente acaba tendo uma maior dificuldade de apontar exatamente o ponto doloroso. Quando a dor é grave, ela inclusive pode irradiar para outras áreas do corpo, como braço e cotovelo e certas áreas do pescoço. Outros sintomas ainda incluem fraqueza, movimento limitado do braço e da mão, além de dificuldades em fazer atividades rotineiras como vestir-se, atividades domésticas e além de interrupção do sono. 

Além disso, muitos pacientes podem apresentar lesões degenerativas dos tendões, ou até mesmo artrose, porém sem apresentar nenhuma dor ou sintomas. A seguir, vamos apresentar as principais causas da dor no ombro: 

Tendinite

É a inflamação do tendão, sendo considerada uma das causas mais comuns da dor no ombro. O uso repetitivo da articulação, seja no trabalho ou no esporte, é uma das principais causas. Ou ainda pode ocorrer subitamente, após um movimento mais brusco ou um esforço excessivo. Os tendões que mais causam inflamações são os tendões do manguito rotador (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) e o tendão da cabeça longa do bíceps. O tratamento da tendinite inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, até cirurgia. 

Bursite 

Provocado pela inflamação da chamada bursa, que são pequenos sacos cheios de líquido localizados nas articulações, atuando como uma espécie de “almofada” que protege os tendões e os músculos dos ossos dos ombros a cada movimento. O uso excessivo do ombro leva a inflamação e o inchaço dessa bursa. A bursite é mais comum em pessoas que fazem atividades repetitivas com o braço, como atividades manuais como pintar ou esportivas, como nadar ou treinar braços na academia, por exemplo. Os sintomas costumam aparecer com uma dor aguda na parte superior ou frontal do ombro, piorando o movimento da articulação com a realização de atividades rotineiras como pentear o cabelo ou vestir-se, por exemplo. O tratamento da bursite inclui, basicamente, o uso de anti-inflamatórios, repouso dos braços, além de fisioterapia. 

Artrose

O tipo mais comum de artrose no ombro é a osteoartrose, que é também conhecida como artrose de “desgaste”. Os sintomas geralmente se caracterizam como dor e inchaço no ombro, sensação de “areia” na articulação do ombro e estalos durante os movimentos. Pode estar relacionada a lesões esportivas, de trabalho ou ainda por desgaste crônico. O tratamento é feito com base no uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. 

Capsulite adesiva

Também conhecida por “ombro congelado”, é uma inflamação crônica que dificulta muito o movimento da articulação. A capsulite adesiva é uma condição muito comum em pessoas com diabetes e em mulheres com mais de 40 anos, que já tiveram o braço imobilizado por um longo período. Os sintomas geralmente se caracterizam por uma intensa dificuldade para movimentar o braço, que vai aumentando gradualmente. O tratamento inclui sessões de fisioterapia e, nos casos mais graves, até mesmo cirurgia. 

Fraturas

As fraturas geralmente envolvem a clavícula, úmero (osso do braço) e a escápula, devido a quedas ou acidentes. Os sintomas se caracterizam por uma dor muito intensa, inchaço e hematomas na pele. Em caso de fraturas, a recomendação é ir imediatamente ao hospital para identificar o local da fratura e imobilizar o braço de forma correta. 

Quando procurar um especialista?

Quando a dor no ombro persistir por mais de dez dias, mesmo fazendo o uso de medicamentos, procure um profissional especializado. O ideal é procurar um ortopedista, que vai poder diagnosticar a dor no ombro de uma forma correta e avaliar todas as estruturas associadas ao ombro. 

Está com dor no ombro e precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.

Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados ao ombro.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.


  • Ednalva Laurindo da Silva

    fevereiro 2, 2023 às 3:26 pm

    Sinto muita dores no ombro

    Reposta

  • Ednalva Laurindo da Silva

    fevereiro 2, 2023 às 3:26 pm

    Sinto muita dor no 2 braços

    Reposta

  • RemedioPara

    maio 4, 2023 às 4:01 pm

    Quero agradecer ao autor deste post por fornecer um conteúdo tão bem estruturado e completo. É notável o quanto o autor se esforçou para trazer informações úteis e relevantes para seus leitores. Obrigado por seu trabalho excepcional!

    Reposta

  • Lindimar Antônia da Silva

    fevereiro 2, 2024 às 10:50 am

    Eu sinto uma dor muito intensa no ombro esquerdo, já percebi que tem uma alteração nele. Mas é mais quando durmo . Quando acordo , tenho muita dificuldade de movimentar ele. Isso é muito desconfortável.

    Reposta

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Há mais de 40 anos prestando serviços de Ortopedia e Traumatologia à população de Belo Horizonte.

Clínica NOT Ortopedia
Registro: 330-MG
Diretor Técnico-Médico: Dr. Jorge Brandão Murta Filho⠀
Médico – CRM-MG 26.117⠀
Ortopedia e Traumatologia – RQE-MG: 46.802

 

Conheça nossa Política de Privacidade

Saiba mais sobre a LGPD do NOT

Cadastre-se e receba nossa newsletter

    Contatos e Endereço

    Rua Aimorés, 2.125, Bairro Lourdes
    Belo Horizonte/MG

    Telefone: (31) 3349-2600

    WhatsApp: (31) 97186-7073

    As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    NOT Núcleo de Ortopedia e Traumatologia LTDA – CNPJ 21.135.652/0001-03

    Todos os Direitos reservados • Desenvolvido por