5 dicas de como se prevenir de lesões no quadril
Uma das articulações mais importantes do organismo, o quadril é responsável por sustentar a coluna vertebral. Por ser submetido a constante movimentação, e integrando diversas estruturas, como músculos e ossos, pode vir a apresentar quadros de dor e lesões no quadril.
As lesões no quadril podem acontecer devido a uma série de fatores diferentes. Por isso, hoje preparamos um conteúdo sobre as causas e algumas dicas de como prevenir as lesões no quadril. Confira. Boa leitura!
Quais são as principais causas de lesões no quadril?
Existem várias causas relacionadas à lesão no quadril, desde problemas causados pelo envelhecimento da articulação do quadril, ou até mesmo relacionadas a desequilíbrios musculares.
Dentre as principais, podemos destacar:
-
Bursite Trocantérica
Inflamação da “bursa”, que é uma espécie de bolsa que está presente entre a parte superior e lateral do fêmur. Quando essa estrutura inflama, devido a um atrito de um tecido fibroso da coxa sobre o osso, acaba gerando a dor no quadril.
-
Tendinopatias
Inflamação ou processo degenerativo de alguns tendões em torno do quadril, o que dificulta realizar as tarefas do dia a dia.Quando os tendões inflamam, o paciente sofre com a dor no quadril.
-
Artrose
A artrose é o desgaste da articulação do quadril. É comum em pessoas mais idosas e pode gerar dor na região do quadril e coxa. Com o passar do tempo, pode haver maior limitação de movimento.
-
Hérnia de disco e Compressão de Ciático
Muitas pessoas apresentam dores na região lombar, não necessariamente causadas por uma estrutura do quadril, mas sim por hérnia de disco na região lombar.
Outro fator que causa dor na região do quadril é a compressão do nervo ciático, dor essa que pode ficar na região dos glúteos e se prolongar até posterior da coxa.
-
Fraturas
As fraturas são as principais causas de cirurgias ortopédicas de pacientes idosos, e uma série de fatores contribui para isso, como a osteoporose, a falta de condicionamento físico, falta de equilíbrio, bem como dificuldades visuais. Todos esses fatores contribuem para quedas em idosos e, por consequência, fraturas e lesões no quadril.
Como prevenir as lesões no quadril?
Mantenha-se dentro do peso
A manutenção de uma dieta saudável e equilibrada contribui para a prevenção de lesões no quadril, pois além de proporcionar o melhor funcionamento do organismo também evita o sobrepeso, o qual geralmente é fator de predisposição a problemas articulares.
Tenha uma vida ativa, com prática de exercícios físicos supervisionados por um profissional
A prática de exercícios físicos regulares feitos corretamente com o acompanhamento de um profissional de educação física contribui para o fortalecimento das articulações, auxiliando assim a prevenir e amenizar lesões e dores no quadril. Durante a realização de exercícios físicos, por exemplo, na corrida de rua, por exemplo, é importante utilizar um tênis adequado e prestar atenção no piso ou terreno onde irá realizar o treino, pois pistas irregulares podem fazer com que você pise de mal jeito e cause lesões no quadril.
Sempre faça exercícios de alongamento
O primeiro passo antes de iniciar qualquer atividade física é realizar um alongamento, sempre respeitando os limites do seu corpo. O tempo ideal e recomendado são 15 minutos de alongamento, tempo suficiente para preparar o corpo para o exercício. Após o alongamento, não se esqueça também de aquecer!
Cuide de sua Postura
Nas atividades do seu cotidiano, como durante o trabalho ou estudos, cuide de sua postura, evitando ficar longas horas sentado ou em pé. O ideal é fazer pausas durante as atividades para um alongamento. Também é válido prestar atenção ao fazer atividades como descer e subir de escadas, pois são nessas atividades domésticas que acontecem as maiorias dos acidentes relacionados a lesões no quadril.
Ao sinal de dor, consulte um especialista
Em caso de dor ou apresentar qualquer sinal de desconforto, busque ajuda de um especialista. Para o diagnóstico mais correto, o tratamento adequado deve ser orientado por um médico especialista em quadril, sempre baseado na história clínica e exame físico, e aliado às características de cada paciente.
Precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.
Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados a lesões no quadril.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas! Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.