Pronto Atendimento OrtopédicoDe segunda à sexta-feira (08h às 18h)(31) 3349-2600(31) 97186-7073

Lesão por Esforço Repetitivo: Principais sintomas e tratamento

maio 5, 2021 por NOT Ortopedia3
LER-Lesao-por-esforco-NOT-Ortopedia.jpg

Também chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é uma síndrome que inclui um grupo de doenças que atinge as partes moles do sistema musculoesquelético (formado por estruturas como músculos, nervos, tendões, ossos e articulações). 

A LER é causada pelo desempenho de  atividades repetitivas como digitar de uma forma intensa, tocar piano, fazer tricô ou crochê, ou ainda, por mecanismos de agressão, que exigem muita força na sua execução, postura inadequada e também por estresse. 

A digitação intensa é uma das causas mais comuns de incidência da LER, sendo inclusive a que mais tem contribuído para o aumento do número de casos de doenças ocupacionais. De acordo com um estudo do Ministério da Saúde, os casos de LER aumentaram 184% em dez anos entre os trabalhadores brasileiros, atingindo principalmente  mulheres (51,7%), entre 40 e 49 anos. No que se refere aos casos de afastamento, conforme dados do INSS, mais de 20 mil pessoas foram afastadas dos seus postos de trabalho por causa da LER, somente em 2017. 

Os distúrbios mais frequentes são as tendinites (especialmente de punho, cotovelo e ombro), bursites, as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias, que são as dores musculares em várias regiões do corpo. 

Sintomas de Lesão por esforço repetitivo

Os principais sintomas da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) são:

  • Dor, especialmente nos membros superiores e dificuldade de movimentar os dedos
  • Sensibilidade ao toque
  • Sensação de queimação
  • Formigamento nas extremidades
  • Inflamação
  • Inchaço local
  • Fadiga muscular

Dicas para evitar lesões

Para evitar as LER, o ideal é fazer uma adaptação do seu local de estudo ou trabalho, ajustando-o às características físicas e especificidades do corpo humano de cada um. Alguns pontos fundamentais devem ser ajustados, como postura e o tipo de cadeira, além da altura e distância do monitor.  Segue algumas dicas para evitar as lesões: 

  • Tenha uma postura adequada: costas apoiadas no encosto da cadeira, ombros relaxados e pulsos retos;
  • Mantenha as plantas dos pés completamente firmadas no chão;
  • Faça alongamentos:  Relaxe dedos, punhos, costas e pescoço;
  • Hidrate-se: beba água regularmente ao longo do dia;
  • Faça uma parada de 5 minutos a cada 25 minutos digitando;
  • Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois isso pode comprimir os nervos do pulso: Digite sempre com os pulsos levemente levantados;
  • Mantenha a tela do monitor entre 50 e 70 centímetros de distância ou de maneira prática a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço.
  • Invista numa cadeira ideal: A cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho. É uma das peças mais importantes na prevenção de lesões, portanto não economize dinheiro, pois isso pode te prejudicar futuramente. 

Como Tratar 

O tratamento das LER, principalmente nas crises agudas de dor, inclui o uso de medicamentos anti-inflamatórios e repouso. Já em casos mais avançados, o médico pode solicitar que o tratamento seja feito com aplicação de corticóides na área da lesão, fisioterapia e até mesmo cirurgia. Além disso, pode ser necessário o afastamento do indivíduo das tarefas domésticas e do exercício do trabalho. Caso sentir qualquer sintoma persistente, marque uma consulta com um médico especialista. 

Está com algum sintoma desse distúrbio e precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados às LER.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Há mais de 40 anos prestando serviços de Ortopedia e Traumatologia à população de Belo Horizonte.

Clínica NOT Ortopedia
Registro: 330-MG
Diretor Técnico-Médico: Dr. Jorge Brandão Murta Filho⠀
Médico – CRM-MG 26.117⠀
Ortopedia e Traumatologia – RQE-MG: 46.802

 

Conheça nossa Política de Privacidade

Saiba mais sobre a LGPD do NOT

Cadastre-se e receba nossa newsletter

    Contatos e Endereço

    Rua Aimorés, 2.125, Bairro Lourdes
    Belo Horizonte/MG

    Telefone: (31) 3349-2600

    WhatsApp: (31) 97186-7073

    As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    NOT Núcleo de Ortopedia e Traumatologia LTDA – CNPJ 21.135.652/0001-03

    Todos os Direitos reservados • Desenvolvido por