Artroscopia: entenda mais sobre esse procedimento
A artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite investigar o interior de uma articulação usando um aparelho chamado artroscópio.
O artroscópio é um equipamento composto por uma haste longa, com uma câmera acoplada na ponta. Dessa forma, o médico tem acesso visual ao interior da articulação, sem a necessidade de abrir completamente a estrutura.
A vantagem da artroscopia é que este procedimento permite um diagnóstico mais preciso sobre o que está ocorrendo na articulação. Geralmente, a artroscopia é mais realizada no joelho e ombro. Mas, também pode ser feita no quadril, tornozelo, cotovelo e punho.
Para quem é indicada?
A artroscopia é um procedimento que pode ser utilizado tanto para diagnóstico de uma lesão, quanto para o reparo de um problema articular. Dentre as principais, destacamos:
- Lesões de meniscos, ligamentos ou cartilagens no joelho
- Reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro ou joelho
- Lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo
- Biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações
Quais as vantagens da artroscopia?
O procedimento de artroscopia apresenta inúmeras vantagens, se comparado a uma cirurgia convencional, tais como:
- Incisão menor⠀
- Menor impacto ao organismo⠀
- Recuperação mais rápida
- Pode ser utilizada para diagnóstico
Como a artroscopia é realizada?
A artroscopia é realizada sob anestesia. Neste caso, cabe ao médico especialista decidir o tipo de anestesia mais apropriada para o procedimento. Mas, no geral, a anestesia utilizada é do tipo raquidiana ou peridural. Antes disso, é administrado um sedativo ao paciente.
Durante a artroscopia, o artroscópio é inserido na articulação por meio de pequenas incisões (cortes) na pele. Como o equipamento é munido de uma fonte de luz e uma câmera de vídeo na ponta, o cirurgião ortopedista consegue identificar a lesão e corrigir o problema.
O procedimento dura entre 45 minutos a 1 hora, dependendo do objetivo da artroscopia.
Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é menos dolorosa e permite um tempo de recuperação mais rápido.
Recuperação
Para o sucesso da artroscopia, é fundamental que o processo de recuperação deva ser seguido de acordo com as recomendações pós-cirúrgicas de maneira adequada.
A recuperação de uma cirurgia de artroscopia é muito mais rápida do que de uma cirurgia convencional e varia de acordo com o procedimento a ser realizado. Pode incluir indicações de repouso, exercícios de fortalecimento muscular, além de sessões de fisioterapia.
Na maioria dos casos, entre seis a oito semanas, já é possível o retorno do paciente para as atividades de rotina e a prática das atividades físicas que está acostumado a fazer, desde que não envolvam forte impacto.
Precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.
Os nossos especialistas em ortopedia possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados a lesões e problemas de articulação.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas! Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
José Joaquim Goulart de Goulart
julho 2, 2022 às 9:24 am
Muito boas as explicações
Foram muito úteis
Obrigado e sucesso pra vocês
Edinilce Prudente
setembro 23, 2022 às 12:22 pm
Eu tenho isso,não sei o que fazer, o pior sintoma eh o zumbido… mas tenho tonturas, dores no ouvido, dores de cabeça… e já consegui travar minha mandibula umas 3 a 4 vezes… vou pesquisar onde consigo fazer essa cirurgia… e acabar com essa dor…. pq para trabalhar eu preciso usar fone, tenho q escutar musica mais alto q o zumbido, p dormir eh horrivel… so escuto o zumbino.
MARIA DE LOURDES PLACIDO SILVA MATHEUS
janeiro 13, 2023 às 2:51 pm
Informações muito úteis para mim que estou me preparando pra fazer a cirurgia. É tudo o que o meu médico falou e isso me faz ter mais confiança nele e que tudo dará muito certo, com a graça de Deus.
Dorisete Mengarda de
fevereiro 1, 2023 às 9:29 pm
Muito bem explicado, eu não tinha conhecimento
Jurema carvalho
agosto 15, 2023 às 4:20 pm
Muito bom gostei muito bem explicado obrigado
Ana Lima Machado de Souza i
agosto 21, 2023 às 11:30 am
vou fazer artroscopia na LOMBAR.Estou ansiosa porque tenho 85 anos e os medicos nao aconselham a cirurgia maior
Temo porque é anestesia geral
ANGELA MOREIRA LEITE
novembro 30, 2023 às 5:12 pm
Informações precisas e muito úteis. Obrigada