Artroscopia do joelho: saiba mais como funciona
Por ser uma das mais complexas articulações do corpo humano, o joelho é mais passível de sofrer mais lesões. Como existem uma série de patologias que podem afetar o joelho, uma das opções para fazer o tratamento é a artroscopia.
A artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico, no qual o ortopedista faz a utilização de um tubo fino com uma câmera na ponta, chamado artroscópio. O procedimento tem como objetivo fazer a observação das estruturas localizadas no interior do joelho.
A vantagem da artroscopia é que permite um diagnóstico mais preciso sobre o que está ocorrendo na articulação, permitindo a realização de outros procedimentos, como o tratamento de algumas lesões nos meniscos, ligamentos e cartilagem do joelho.
Principais lesões tratadas pela artroscopia do joelho
As principais lesões que podem ser tratadas por Artroscopia no joelho, são:
- Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
- Lesão do Ligamento Cruzado Posterior
- Luxação da patela
- Tratamento de lesões dos meniscos
- Tratamento de lesões da cartilagem articular
- Tratamento de tecido sinovial inflamado (sinovectomia)
Quais as vantagens da artroscopia do joelho?
O procedimento de artroscopia apresenta inúmeras vantagens, se comparado a uma cirurgia convencional, tais como:
- Incisão menor⠀
- Menor danos aos tecidos
- Menor impacto ao organismo
- Reduz o risco de infecções e outras complicações cirúrgicas;
- Recuperação mais rápida
- Pode ser utilizada para diagnóstico
Como a artroscopia do joelho é realizada?
Para a realização da artroscopia do joelho, é realizado um pequeno corte, uma incisão chamada de portal. Nesse corte, é inserido o artroscópio. O equipamento é munido de uma fonte de luz e uma microcâmera na ponta, onde o cirurgião ortopedista consegue visualizar as imagens da articulação e corrigir o problema.
O procedimento dura pouco tempo, entre 15 minutos, ou mais de uma hora, dependendo do objetivo da artroscopia.
Recuperação
Ao contrário das cirurgias abertas, em que o médico precisa fazer um corte maior, a artroscopia geralmente é minimamente invasiva e permite um tempo de recuperação mais rápido.
Um pouco de inchaço e hematoma pode ser comum após uma artroscopia de joelho. Porém, medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios podem vir a ser prescritos.
A reabilitação após a cirurgia é realizada por meio de sessões de fisioterapia seguindo protocolos especiais de acordo com o problema tratado. A fisioterapia tem um papel fundamental no processo de recuperação, justamente para que a movimentação do joelho se inicie da maneira adequada.
Quanto mais cedo a movimentação da região se iniciar da maneira correta, melhor para o retorno às atividades normais.
Para ter um impacto grande no resultado positivo da artroscopia do joelho, é fundamental que a recuperação seja feita seguindo as recomendações pós-cirúrgicas de maneira adequada.
Precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.
Os nossos especialistas em ortopedia possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados a lesões no joelho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas! Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 ou baixe o nosso aplicativo “NOT Ortopedia” para marcar.
Um comentário
Claudomiro Nunes Conceição
janeiro 20, 2024 às 5:08 am
Eselente artigo parabéns pelo trabalho equipe nota 💯
Claudomiro Nunes Conceição
janeiro 20, 2024 às 5:11 am
Eu vou passar pelo procedimento serugico dia 11/3/24 boa sorte para mim