Pronto Atendimento OrtopédicoDe segunda à sexta-feira (08h às 18h)(31) 3349-2600(31) 97186-7073

Luxação do ombro: tipos e tratamento

agosto 30, 2021 por NOT Ortopedia1
luxacao-do-ombro-not-ortopedia-bh-1200x469.jpg

O ombro é a articulação do corpo com a maior capacidade de movimento e também a mais comumente descolada, podendo assim, surgir uma luxação. Estar atento a qualquer sinal ou sintoma, é fundamental para que se possa iniciar um tratamento adequado o quanto antes para o problema.

Acompanhe o texto saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento para a luxação de ombro.

O que é a luxação do ombro?

A luxação do ombro ocorre quando os ossos da articulação se deslocam, o que é conhecido como “perda do contato articular”. Ou seja, quando ocorre a separação de dois ossos que estão em contínuo “contato”.

Como a luxação do ombro acontece?

Para que a movimentação do ombro aconteça, o úmero (osso do braço) tem a sua extremidade ligada à articulação do ombro, a qual por sua vez, se liga à glenóide, uma cavidade articular localizada em uma das extremidades da escápula, permitindo assim, movimentos amplos.

No entanto, quando ocorre uma luxação, a cabeça do úmero é deslocada para fora da glenóide, podendo causar lesões e complicações nos tecidos.

Sintomas

O ombro deslocado costuma ficar visivelmente fora do lugar ou parecer distorcido. A área próxima à articulação também pode ficar inchada ou apresentar hematomas. Além disso, a dor costuma ser intensa e pode provocar dormência e espasmos nos músculos do ombro.

Tipos de luxação do ombro

As luxações podem acontecer de diferentes formas, portanto, apresentam diferentes classificações, sendo as principais delas, luxação anterior (quando o braço é deslocado para frente) e luxação anterior (quando o braço é deslocado para trás).

Segundo o Manual MSD, em mais de 95% dos casos de luxação, o osso do braço é empurrado para frente (luxação anterior). No entanto, em alguns casos, pode acontecer de o ombro ser empurrado para trás ou para baixo (luxação anterior). Ou seja, a luxação anterior é o tipo mais comum.

Também pode ocorrer o que chamamos de luxação completa e luxação parcial ou subluxação. No primeiro caso, o osso pode ser empurrado totalmente para fora da articulação. Já no segundo caso, apenas parcialmente.

Diagnóstico

Assim que os sintomas forem percebidos, é importante consultar um médico ortopedista imediatamente. Vale reforçar que até o momento da consulta, é importante manter o braço o mais imóvel possível e aplicar gelo.

O médico ortopedista pode solicitar exames físicos ou radiografias para a confirmação do diagnóstico e exclusão de possíveis fraturas. O médico também costuma conversar com o paciente para entender como ocorreu o deslocamento do ombro, o nível de intensidade da dor e capacidade de mobilidade do braço.

Complicações da luxação do ombro

As complicações causadas pela luxação, irão variar conforme o grau de gravidade, a idade, e o número de episódios. Além disso, é avaliado se houve ou não lesão nos tecidos. Dentre os agravantes mais comuns, encontram-se:

  • Lesões ósseas;
  • Lesões neurológicas;
  • Lesões dos tendões do manguito rotador;
  • Artrose.

Tratamento

O tratamento para a luxação do ombro consiste em recolocar a articulação no lugar. Esse procedimento deve ser feito apenas pelo médico e após uma avaliação clínica e radiológica. Analgésicos ou anestesias podem ser utilizados para reduzir a dor durante o procedimento.

Após o procedimento, o médico indica para o paciente o uso de uma tipóia. O período de uso da tipóia irá variar de acordo com a gravidade da luxação, devendo também, ser indicado pelo médico.

Em casos menos graves, o tratamento costuma ser feito apenas com a utilização da tipóia e o uso de analgésicos e anti-inflamatórios. O processo de reabilitação também pode ser realizado através de fisioterapia.

Já em casos mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. No entanto, deve-se conversar antes com o médico para saber se o procedimento é realmente necessário e indicado.

Dessa forma, o tipo de tratamento irá variar conforme o quadro de cada paciente. Quanto antes o problema for tratado, melhores os resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha aprendido mais sobre a luxação do ombro e seus tipos.

Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.


Um comentário

  • Marilia

    março 17, 2022 às 3:14 pm

    Excelente explicação. Obrigada

    Reposta

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Há mais de 40 anos prestando serviços de Ortopedia e Traumatologia à população de Belo Horizonte.

Clínica NOT Ortopedia
Registro: 330-MG
Diretor Técnico-Médico: Dr. Jorge Brandão Murta Filho⠀
Médico – CRM-MG 26.117⠀
Ortopedia e Traumatologia – RQE-MG: 46.802

 

Conheça nossa Política de Privacidade

Saiba mais sobre a LGPD do NOT

Cadastre-se e receba nossa newsletter

    Contatos e Endereço

    Rua Aimorés, 2.125, Bairro Lourdes
    Belo Horizonte/MG

    Telefone: (31) 3349-2600

    WhatsApp: (31) 97186-7073

    As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    NOT Núcleo de Ortopedia e Traumatologia LTDA – CNPJ 21.135.652/0001-03

    Todos os Direitos reservados • Desenvolvido por