Bursite: conheça os tipos e sintomas
A bursite é uma condição que pode atingir muitas pessoas, principalmente aquelas que costumam praticar atividades físicas, portanto conhecer sobre a doença e sobre seus principais sintomas é fundamental para que se possa buscar um diagnóstico e tratamento adequados.
O corpo humano é composto por mais de 150 bursas espalhadas entre os ossos, tecidos, tendões, músculos e pele. A bursite normalmente causa uma espécie de dor a qual limita os movimentos do dia a dia.
Acompanhe a leitura e conheça os principais tipos, sintomas e causas dessa patologia.
O que é bursite?
A bursite se caracteriza pela inflamação das bursas, as quais se caracterizam como bolsas compostas por líquidos localizadas nas articulações. Ombros, quadris, joelhos e calcanhares são as principais regiões afetadas.
A principal função das bursas é diminuir o atrito entre os tendões e músculos sobre as proeminências ósseas. Além disso, são compostas por células especiais, chamadas células sinovais, as quais são responsáveis por secretar um fluido rico em proteínas e colágeno, atuando como uma espécie de lubrificante quando o corpo se move.
A bursite pode ser classificada em dois tipos: aguda ou crônica. No primeiro caso, ela pode durar horas ou dias e normalmente há dor quando a área inflamada é tocada. Além disso, a área afetada pode ficar avermelhada e quente.
Já a bursite crônica pode ser resultado de episódios repetidos e frequentes de bursite aguda, que duram semanas ou meses. Dor e inchaço intensos podem limitar a movimentação e enfraquecer os músculos.
Quais são as causas da bursite?
As causas dessa patologia são variadas. Entre as principais delas estão: fraqueza muscular, traumas causados por lesões repetitivas, doenças reumáticas e má postura.
Alguns tipos de artrite também podem estar relacionadas à essa condição.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é cada vez mais comum serem identificados casos de bursite em jovens, devido ao tempo de uso prolongado em celulares e videogames.
Atividades domésticas e esportivas também podem contribuir para o desenvolvimento do quadro.
Sintomas
Os sintomas podem variar conforme o local e região afetada, mas no geral costumam se manifestar através de:
- Hipersensibilidade na região afetada;
- Inchaço;
- Rigidez e limitação de movimento;
- Vermelhidão.
Diagnóstico
O diagnóstico médico da bursite é feito por um médico ortopedista levando em consideração exames de imagem e uma avaliação física.
Os exames de ressonância magnética e ultrassonografia são os mais comuns para confirmar o diagnóstico da doença.
Tipos de bursite
Como já comentado anteriormente, a bursite pode atingir diversas articulações. Veja alguns dos principais tipos de bursite a seguir.
-
Bursite no ombro
Levantar objetos pesados ou atividades que exigem um esforço desconfortável ao esticar os braços acima da cabeça podem ocasionar em uma bursite no ombro.
A amplitude de movimento acaba por ser afetada, causando dor na frente ou na lateral do ombro.
-
Bursite no cotovelo
Lesão ou trauma agudo e pressão prolongada ao apoiar-se em uma determinada superfície por muito tempo, podem ocasionar o problema.
A dor pode aumentar ao dobrar o cotovelo, causando um aumento da tensão sobre a bursa.
-
Bursite no joelho
Movimentos repetitivos ou estresse nas articulações são algumas das principais causas. Esse tipo de bursite também é predominante em pessoas com artrite.
É comum ocorrer inchaço na região, que pode ocorrer de sete a dez dias após o impacto. Além disso, a dor pode piorar no período da noite.
-
Bursite no quadril
O problema pode estar associado a problemas no quadril como artrite ou lesões.
A dor desse tipo de bursite pode irradiar das áreas frontal e média da coxa até o joelho e pode aumentar quando se estende ou rotaciona o quadril.
Também pode haver uma limitação no movimento que pode ser percebida na caminhada, por exemplo, fazendo com que a pessoa sinta dor e opte por um passo mais curto.
Como evitar a bursite?
Há alguns hábitos simples que podem evitar o desenvolvimento de bursites. São eles:
- Dobrar os joelhos ao levantar;
- Evitar cargas pesadas para não causar tensão nos ombros;
- Fazer pausas frequentes e alternar tarefas repetitivas;
- Se alongar antes do exercício físico;
- Manter uma boa postura.
Tratamento
Há diversas formas de tratamento para a bursite. Repouso, fisioterapia e o uso de medicamentos antiinflamatórios e analgésicos recomendados pelo médico estão entre os principais.
Dessa forma, assim que algum dos sintomas for percebido, é fundamental ir até um médico ortopedista, para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento seja iniciado o quanto antes.
Lembre-se, nunca se automedique! O médico ortopedista é o profissional especializado em tratar a bursite e demais problemas ortopédicos.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha aprendido mais sobre a bursite e seus tipos.
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Ana Cristina Dantas da Silva
julho 25, 2022 às 3:52 pm
Ótimo!
Expedito Bernando dos Santos Filho
fevereiro 13, 2023 às 5:55 pm
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
NELCI CERINO DA ROSA MOREIRA
março 6, 2023 às 9:30 am
Muito importante, tirou minhas dúvidas.
Miriam de Oliveira Medeiros Medeiros medei
outubro 7, 2023 às 9:34 am
Gostei das informações muito obrigada
Tânia de Bairros
agosto 14, 2023 às 8:06 pm
Fui ao médico do ps hj e ele disse que eu estava com isso nem tinha ouvido falar nessa palavra antes ai procurei no Google e achei respostas aqui amei o conteúdo explicativo e agora sei oq pode ter causado muito obrigado a equipe que postou este conteúdo vai me ajudar muito ☺️
Dionezio
março 29, 2024 às 12:43 pm
Ótimo, estou sem dúvidas agora.
Parabéns 👏👏👏👏👏