Como evitar acidentes em cama elástica?
Por mais que seja um brinquedo muito divertido, comum em aniversários e que as crianças adoram, a cama elástica, mesmo parecendo inofensiva, pode apresentar alguns perigos.
É muito comum casos de crianças que se machucaram na cama elástica, ocasionando em lesões ou fraturas, decorrentes do uso inadequado do brinquedo. Assim, acabam procurando um tratamento ortopédico, a fim de resolver o problema.
Pensando nisso, preparamos esse texto com uma série de cuidados que podem ser seguidos a fim de evitar acidentes em cama elástica.
Como os acidentes em cama elástica acontecem?
Muitas pessoas podem se perguntar: “mas afinal, o brinquedo em si é perigoso ou apenas o uso inadequado dele?”. A resposta é: ambos.
Devido a falta de acolchoamento, telas de proteção, ou até mesmo telas muito baixas ou frágeis, a cama elástica acaba por não oferecer proteção suficiente. Por mais que boa parte dos fabricantes esteja corrigindo os possíveis riscos, ainda há um ou outro brinquedo que não se enquadra nas normas de proteção previstas em lei.
Além disso, um dos maiores riscos e problemas acontecem quando há muitas crianças juntas ao mesmo tempo na cama elástica. Por mais que seja proibido por lei, ainda há locais que permitem que vá muitas crianças no brinquedo, de uma vez só, o que pode ocasionar acidentes.
Acidentes mais comuns em cama elástica
A maioria dos acidentes em cama elástica envolvem lesões traumáticas, ocasionadas por falha na aterrissagem dos saltos, quedas fora do aparelho, colisão em barras ou em outro participante.
Além disso, também podem acontecer torções ou fraturas. Em casos de crianças que gostam de dar “cambalhotas” no brinquedo, podem até mesmo acontecer acidentes na coluna cervical.
As pernas e braços são os locais mais propensos a fraturas em cama elástica.
Quais são as normas que devem ser seguidas?
Segundo a PL 0791-2013, todos as cama-elásticas devem seguir uma série de normas, tais como:
- rede de proteção ao redor do equipamento;
- escada para permitir a entrada e saída da criança com segurança;
- as molas devem ser revestidas com tecido espesso;
- sempre ter a presença de um monitor para orientar a saída e entrada das crianças;
- as crianças devem obrigatoriamente estarem acompanhadas dos pais ou responsáveis durante o uso do brinquedo;
- é permitido a entrada de apenas uma criança por vez;
- em todos os equipamentos devem haver placas em letras legíveis, informando os possíveis riscos de fraturas.
Como evitar acidentes?
Há alguns cuidados simples e que podem reduzir os riscos de acidentes em cama elástica. Confira quais são eles e torne a brincadeira das crianças em algo seguro e tranquilo:
- contar sempre com a supervisão de um adulto;
- explicar para as crianças que “cambalhotas” e saltos “mortais” podem ser perigosos e ocasionar em acidentes;
- a criança deve pular com os pés descalços;
- verifique se o brinquedo está em um bom estado;
- permitir que pule apenas uma criança por vez;
- restringir ou desmontar o brinquedo logo após as crianças saírem, para evitar que o utilizem sem a supervisão de um adulto.
- ao instalar o brinquedo, é fundamental que esteja em um local mais alto para evitar quedas.
O que fazer em casos de acidentes em cama elástica?
Em casos de acidentes, é importante buscar ajuda médica o quanto antes. O ortopedista é o especialista que trata de lesões, fraturas e demais problemas relacionados aos ossos, tendões e ligamentos.
Em consultas de emergência, o ortopedista poderá solicitar alguns exames de imagem complementares ou realizar exames físicos.
O tratamento irá variar conforme o quadro do paciente, o qual pode envolver desde métodos mais tradicionais até procedimentos cirúrgicos.
Dessa forma, é fundamental que os pais estejam sempre atentos às brincadeiras da criança na cama elástica, a fim de evitar acidentes e possíveis riscos.
Conte com a NOT Ortopedia
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha aprendido mais sobre as causas da dor no pé e as opções de tratamento.
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.