Câncer nos ossos: conheça os tipos e tratamentos
O câncer nos ossos pode se manifestar de diferentes maneiras e ter diferentes causas. Por afetar uma região importante do corpo, a qual nos dá suporte e estrutura, a doença pode trazer sérios problemas quando não diagnosticada e tratada corretamente.
O câncer nos ossos apresenta diferentes tipos e classificações.
Quais são os sintomas? Tem cura? E o tratamento? Para saber a resposta para essas perguntas, acompanhe o texto:
Câncer nos ossos: o que é?
O câncer ósseo é caracterizado pelo crescimento anormal das células dos ossos, sendo esse processo conhecido como neoplasia.
As causas podem estar relacionadas a poucas doenças hereditárias e à características próprias de cada paciente.
Câncer ósseo e tumor ósseo são a mesma coisa?
Nem todo tumor ósseo é necessariamente um câncer. Tumores ósseos podem ser tanto benignos, quanto malignos. Uma das características da malignidade é a capacidade de se disseminar pelo corpo, processo este chamado de metástase.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e a Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica, tumores ósseos malignos são raros e podem acometer principalmente crianças e adolescentes. Alguns tipos podem estar presentes em adultos.
Seus tratamentos podem incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Portanto, é importante que sejam diagnosticados o quanto antes, a fim de se evitar que progridam para um quadro grave.
Tipos de câncer nos ossos mais comuns:
1. Osteossarcoma:
O osteossarcoma é um tipo de tumor ósseo maligno predominante na infância e adolescência e muito pouco frequente na idade adulta.
Afeta principalmente a região óssea de maior atividade óssea de crescimento e desenvolvimento como, por exemplo, região do joelho, ombro e punho.
2. Condrossarcoma
Afeta jovens adultos e idosos e tem início nas células da cartilagem. Pode se originar de lesões benignas prévias.
3. Sarcoma de Ewing
Esse é o terceiro tipo de câncer ósseo primário mais comum, podendo afetar tanto crianças quanto adolescentes. No entanto, costuma ser raro em pessoas com mais de 30 anos.
As regiões do corpo afetadas costumam ser as coxas, pelve, pernas e braços.
Normalmente se origina nos ossos, porém, também pode surgir em outros órgãos e tecidos.
Sintomas de câncer nos ossos
Os primeiros sinais de câncer nos ossos são dores fortes e intensas em determinadas partes do corpo e alteração da área afetada com aumento de volume e percepção de alguma deformidade. Além disso, podem surgir fraturas ocasionadas pelo enfraquecimento dos ossos, chamadas de fraturas patológicas.
Também pode haver:
- rigidez nas articulações;
- perda de peso;
- cansaço;
- falta de ar;
- inchaço no local da dor;
- dormência ou formigamento.
Diagnóstico:
O diagnóstico de câncer nos ossos pode ser feito através de:
- consulta médica especializada;
- exame físico ortopédico;
- exames complementares de radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada, cintilografia óssea e PET SCAN.
Tratamento
O tratamento para o câncer ósseo irá variar conforme o tipo de tumor, se é benigno ou maligno, e o estado geral de saúde do paciente.
É possível tratar um câncer nos ossos de maneira local com abordagem cirúrgica e com técnicas especializadas para a substituição ou reconstrução deste segmento ósseo acometido.
Para tratar o câncer ósseo de maneira sistêmica (agindo no corpo todo) o tratamento é feito através de medicações, de quimioterapia e suas variantes.
Dessa forma, o tratamento pode variar de paciente para paciente, e de tumor para tumor, podendo incluir diversos métodos ou apenas alguns, o que é indicado pelo médico especialista e equipe assistencial.
Câncer ósseo tem cura?
Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura para o câncer ósseo são ainda maiores. No entanto, em casos nos quais a doença já está em estágios avançados e já tenha se espalhado para outros órgãos do corpo, como o pulmão, por exemplo, as chances de cura são menores. Por isso o diagnóstico precoce é fundamental.
A boa notícia é que a medicina tem avançado cada vez mais nos tratamentos de câncer ósseo, permitindo uma maior longevidade e qualidade de vida ao paciente.
É possível prevenir o câncer nos ossos?
Por ser uma condição muito específica, a prevenção pode ser um tanto quanto complexa. No entanto, há alguns hábitos e cuidados que podem ser adotados a fim de levar uma vida mais saudável e prevenir essa e demais doenças, tais como: evitar o tabagismo e o excesso de álcool, praticar atividades físicas e se alimentar de maneira saudável.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha aprendido mais sobre câncer nos ossos e as opções de tratamento.
Conte com a equipe de Ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas doenças ortopédicas. Na nossa clínica, contamos com o trabalho do médico ortopedista especialista em oncologia ortopédica, Wither de Souza Gama Filho (CRM-MG44.083).
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Isaac Ferreira
novembro 7, 2022 às 9:17 pm
Exelente explicação
Vera Lucia
setembro 26, 2023 às 7:53 pm
Muito bem explicado
Gostei 👏👏
lidia Seabra
fevereiro 29, 2024 às 10:06 pm
explicação muito bem detalhada, tive todas as respostas que eu precisava e ainda obtive mais.
vcs estão de parabéns
Jailma Tavares de Vasconcelos
abril 19, 2024 às 1:37 am
Excelente as explicações, estava precisando mesmo dessas explicações, porque tinha muitas dúvidas e realmente foram esclarecidas! Muito obrigado.