Artrose no joelho: veja alguns exercícios para o problema
Você já percebeu que uma das estruturas do nosso corpo que está sempre em funcionamento são as articulações? Mas, por alguns motivos, elas podem se desgastar. É o que ocorre na artrose no joelho.
A articulação do joelho pode se desgastar por peso excessivo, má qualidade da cartilagem devido ao envelhecimento, lesões no trabalho e outros motivos.
Mas há meios de tratar esse problema, o que inclui métodos para prevenir agravos na superfície articular, bem como exercícios que nutrem a região. Eles fortalecem os músculos ao redor, aliviam as dores, entre outros benefícios.
Nos tópicos, a seguir, você saberá o que leva à artrose na região dos joelhos e que exercícios são mais recomendados para esse problema.
O que é artrose no joelho e o que a causa?
A artrose no joelho é o resultado do desgaste da articulação, o que pode levar a dores, inchaço, rigidez e outros sintomas na região.
Esse tipo de osteoartrite, por si só, não é grave. Mas é incapacitante. Utilizamos os joelhos quase o tempo todo, ao andar, ao sentar etc. Por isso, a condição geralmente causa afastamentos do trabalho ou leva à aposentadoria por invalidez.
A sobrecarga é a principal causa da artrose nos joelhos, ou seja, quando a junção articular não consegue sustentar adequadamente o peso do corpo ou, ainda, os micromovimentos que acontecem continuamente no local.
Entre os principais fatores que levam a esse desgaste articular estão:
Alterações do alinhamento dos joelhos
Algumas pessoas têm uma variação anatômica chamada joelho varo, quando ele é levemente inclinado para fora, ou joelho valgo — inclinado para dentro.
Já que os joelhos têm uma inclinação anormal, com o tempo, algumas regiões da articulação podem se desgastar.
Lesões antigas
Traumas adquiridos durante a vida, como fraturas e lesões de cartilagem, podem voltar a afetar a saúde das juntas.
Além disso, quem possui uma lesão antiga em qualquer articulação tem mais risco de desenvolver esse desgaste, que é a artrite.
Atividades diárias
A depender de quais atividades a pessoa realiza, e a intensidade com que exerce, ela pode estar se predispondo à artrose no joelho. Exemplo: corrida, esportes diversos, trabalho etc.
Não é prejudicial correr ou praticar esportes. Mas, ao menor sinal de dor, é necessário consultar um médico ortopedista para saber se há algum desalinhamento ou se o movimento é realizado de forma inadequada etc.
Qual o tratamento para artrose no joelho?
Infelizmente, a degeneração articular causada pela artrose no joelho não tem cura. Mas tem tratamento.
No geral, o médico dá orientações de como adequar melhor o peso e conservar a articulação do joelho, prescreve medicamentos que aliviam os sintomas ou realiza injeções de fármacos diretamente no local.
Nos casos mais graves, o paciente é encaminhado para cirurgia, na qual a articulação é substituída por uma estrutura artificial, isto é, uma prótese.
Recomendações
Algumas das orientações mais importantes que praticamente todo paciente com artrose no joelho deve saber são:
- tente manter o peso ideal;
- pratique exercícios físicos regularmente;
- se houver dor após os exercícios, com mais de 2 horas de duração, busque um médico;
- utilize palmilhas e joelheiras para dar mais conforto;
- ao sentir dor, aplique compressas frias ou quentes, aquela que gerar alívio.
Exercícios
Os exercícios trazem muitos benefícios, mesmo para quem já tem artrose. Dependendo da modalidade, eles são capazes de fortalecer a musculatura da perna, reduzindo o impacto nas articulações. Veja alguns exemplos:
Hidroginástica ou hidroterapia
A hidroginástica, como o nome já diz, são exercícios na água. Muitos deles são dinâmicos, aeróbicos e lúdicos, feitos em grupo. Já a hidroterapia é um tratamento mais individualizado, com um fisioterapeuta, e também consiste em exercícios para a articulação do joelho.
Ciclismo
Para pacientes que não gostam de exercícios na água, o ciclismo é outra boa opção de exercício de baixo impacto.
Pilates
São exercícios mais suaves, semelhantes ao Yoga e aos alongamentos. Além de baixo impacto, beneficiam a postura e a respiração.
A artrose no joelho pode não ter cura, mas existem opções de tratamento que possibilitam uma vida praticamente normal. Um deles são os exercícios, que também atendem a diferentes gostos e necessidades dos pacientes.
Você sente dores nos joelhos? Conta para a gente nos comentários!
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Imaculada Conceição bichara Neriy
janeiro 31, 2023 às 4:17 pm
Eu tenho artrose fiz esersisio de dança o rotolo do juelho rotou a gora estou sentindo dor o que eu faço
Imaculada Conceição bichara Neriy
janeiro 31, 2023 às 4:21 pm
O rotolo do juelho rodou a hora que fiz a dança a gora estou sentindo dor e tenho artrose estar doendo e um pouco inchado o que eu faço estou colocando gelo
Angelina
fevereiro 7, 2023 às 8:12 pm
Sinto dores no joelho e formicação, mas as dores só quando faço muitos afazeres e formicação não é direto
Ivanildes
março 13, 2024 às 7:03 pm
Sim tenho artrose no joelho esquerdo sinto muitas dores