Lesões em atividades físicas: saiba como evitar
Um dos maiores receios da população fisicamente ativa, provavelmente, são as lesões em atividades físicas.
A prática de exercícios ou de alguma atividade esportiva traz muitos benefícios, mas alguns fatores podem levar a lesões.
Saiba como evitá-las a seguir!
Quais são as lesões em atividades físicas mais comuns?
De modo geral, as lesões em atividades físicas mais comuns são estiramentos musculares, cãibras, entorses e inflamações nos tendões.
Vale lembrar que o exercício físico não predispõe as pessoas às lesões. O que acontece, na maioria dos casos, é o preparo ineficiente para o exercício, baixa ingestão de água e outros fatores de risco que poderiam ser evitados.
Veja em detalhes as lesões esportivas mais frequentes na população geral.
Distensão muscular
Distensão ou estiramento é a ruptura traumática de algumas fibras musculares devido a uma técnica de movimento inadequada.
Os principais sintomas são: dor, hematoma, inchaço e dificuldade de movimentar o músculo afetado.
Cãibra
As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas ocasionadas por exercício físico intenso. Essas fisgadas normalmente acontecem por desidratação ou falta de sais minerais no sangue, como potássio e sódio.
O incômodo geralmente acontece na panturrilha, mas também pode atingir o abdômen, a coxa, os pés e o pescoço.
Entorse
Os praticantes de corrida ou de atividades que envolvam saltos podem ter entorses, como a de tornozelo. Essa lesão é como uma distensão ou ruptura, mas que acontece necessariamente nos ligamentos — estruturas que seguram os ossos nas articulações.
Inchaço, hematoma e dor são os principais sintomas, como no estiramento muscular. Mas geralmente a região também fica mais quente, avermelhada e sensível.
Tendinite
A tendinite, ou inflamação nos tendões, ocorre principalmente nos ombros e nos punhos. Diferente dos ligamentos, essas estruturas ligam os músculos e ossos, por isso são tão importantes.
Os sintomas são praticamente os mesmos da entorse mas, por se tratarem de lesões distintas, o ideal é buscar um médico para o diagnóstico adequado e posterior tratamento.
Como reduzir os riscos de ter lesões ao se exercitar?
Agora que você entende alguns dos principais tipos de lesões, é possível imaginar que dá para evitá-las, não é mesmo?
Confira algumas dicas!
Conheça as instruções corretas dos exercícios
É muito comum, principalmente entre os iniciantes, partir para a prática sem saber a teoria. Ou seja, começam a se exercitar sem saber que movimentos exatos devem ser feitos.
O recomendado é consultar um profissional de educação física e entender exatamente como se exercitar: que postura adotar no exercício, que músculos devem agir e quais devem relaxar, quantas repetições etc.
O mesmo se aplica aos esportes, pois existem gestos esportivos adequados para cada atleta.
Se hidrate muito bem
Como você já viu, a falta de hidratação pode levar ao surgimento das dolorosas cãibras. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), o recomendado é tomar 500 a 600 mL de água a cada duas ou três horas.
Para os atletas, as bebidas esportivas são mais interessantes por também conterem sais minerais.
Mas o ideal é ser avaliado por um nutricionista. Pois o ritmo da perda de água é individual, fora as outras nuances, como temperatura da água e em que momento tomar (se é no pós-treino, por exemplo).
Conheça os sintomas
Saber quando você está com uma lesão é uma forma de evitar seu agravo. Vamos recapitular os principais sinais de lesões em atividades físicas:
- distensão muscular: dor, hematoma ou manchas roxas, inchaço e dificuldade de movimentar.
- cãibra: dor e contrações involuntárias.
- entorse e tendinite: os mesmos sintomas da distensão, mas acompanhado de aumento da temperatura e vermelhidão.
O aconselhável é, ao suspeitar de qualquer um desses sintomas, interromper os exercícios e buscar um médico ortopedista.
Utilize equipamentos de proteção
O uso de equipamentos de segurança é essencial na prática esportiva, como joelheiras, cotoveleiras, órteses esportivas etc.
Muitos deles geram uma compressão no membro que é capaz de prevenir lesões, além de ajudarem a estabilizar as articulações.
Na musculação, também vale a pena usar luvas, cintos lombares e algumas órteses, caso não prejudiquem as execuções.
Para saber o que usar e como usar, também consulte um especialista.
Viu como é possível evitar lesões em atividades físicas? O primeiro passo é saber reconhecer os sintomas, fazer a pausa para tratar com um médico e voltar à ativa conhecendo os cuidados preventivos.
Conte com a NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.