Médico de coluna: como escolher o especialista mais adequado para cirurgia?
Em diversos casos de doenças ou problemas na coluna, a cirurgia acaba sendo o tratamento recomendado. Mesmo que as técnicas atuais sejam menos invasivas, a cirurgia de coluna exige um cuidado especial, por isso, é importante seguir alguns critérios na hora de escolher um médico de coluna para realizar o procedimento.
Preparamos este conteúdo para te ajudar a escolher o médico de coluna mais adequado. Acompanhe!
Qual médico de coluna devo procurar?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população teve ou terá dor na coluna em algum momento da vida. Caso você já sofra com o problema há algum tempo, você pode estar se questionando sobre a importância de procurar ou não um especialista e qual deles escolher.
No caso de cirurgia, é obrigatório que tanto o ortopedista quanto o neurocirurgião, sejam credenciados. É possível consultar o nome do profissional no Conselho Federal de Medicina ou na Sociedade Brasileira de Coluna.
Além disso, é necessário que os profissionais tenham uma formação complementar para esta área de atuação, mas ambos podem realizar a maioria dos tipos de cirurgia da coluna (cervical, torácica e lombar). Veja a seguir mais sobre a formação do médico ortopedista.
- Ortopedistas: realizam três anos de residência no diagnóstico e tratamento de problemas musculoesqueléticos, seguido de mais dois anos de estágio clínico e cirúrgico, voltado para a área da coluna.
Após esse período de residência, o profissional já pode se candidatar à uma prova para obter um título em especialista de cirurgia da coluna.
5 dicas para escolher um médico de coluna
1. Pesquise
O primeiro passo fundamental para a escolha de qualquer profissional que será responsável pela sua cirurgia é pesquisar. Dentro dessa pesquisa, é importante levar em consideração diferentes fatores como:
- formação e especialização do profissional;
- se o profissional é credenciado pelo Conselho Federal de Medicina;
- nível de experiência do profissional em cirurgias de coluna.
2. Avaliações dos pacientes
Além de um currículo atrativo, é importante considerar o histórico de atendimentos do médico. Pesquise as opiniões do paciente pelo Google, Doctoralia e outros sites do tipo.
Se o médico de coluna que você pensa em ir está associado a alguma clínica ou hospital, você pode procurar informações sobre o seu atendimento no Reclame Aqui da empresa também.
3. Locais de atendimento
Outra dica para achar um bom médico de coluna é saber os locais em que ele atende. Qual a reputação do profissional entre os pacientes? Como é a infraestrutura do local ou clínica que ele atende?
Além disso, é interessante que o seu deslocamento até algum dos locais não seja dificultoso.
4. A sub especialidade
Saber a sub especialidade que o ortopedista atua é importante, neste caso, é necessário que o ortopedista seja especializado em coluna.
5. Peça indicações
As indicações sempre são uma excelente alternativa na hora de escolher um profissional da área médica, afinal, as recomendações estão associadas a um bom atendimento e trabalho realizado pelo médico ortopedista.
Gostou das dicas? Esperamos ter te ajudado com a sua escolha de um médico de coluna para a realização de cirurgia. Lembre-se, tire todas as suas dúvidas com o especialista antes do procedimento.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em problemas e patologias relacionadas à coluna.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.