Pronto Atendimento OrtopédicoDe segunda à sexta-feira (08h às 18h)(31) 3349-2600(31) 97186-7073

Infiltração na coluna: entenda o que é e como funciona

junho 1, 2022 por NOT Ortopedia23
infiltracao-na-coluna-not-ortopedia-blog.jpg

Você já ouviu falar em infiltração na coluna? É um tratamento minimamente invasivo e que possibilita uma melhora rápida para problemas e patologias relacionadas à dores na coluna. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população já teve ou terá dor na coluna em algum momento da vida. Por isso, a infiltração na coluna surge como uma opção de tratamento.

Neste conteúdo de blog, vamos abordar como funciona o procedimento de infiltração na coluna e quais são as suas indicações médicas. Acompanhe!

O que é infiltração na coluna?

Também conhecida como bloqueio na coluna, a infiltração na coluna é um procedimento que consiste em tratamentos auxiliares em diversas condições e patologias que afetam a estrutura musculoesquelética e neurológica da coluna. O principal objetivo é minimizar a dor e a inflamação, e permitir assim, que o paciente recupere a qualidade de vida.

Como funciona a infiltração na coluna?

O procedimento pode ser realizado em toda a extensão da coluna, desde a região cervical e torácica e lombar até o sacro e o cóccix. O procedimento é realizado de forma percutânea (sem cortes), com o uso de seringas e agulhas, fazendo com que o procedimento seja o menos invasivo possível.

São aplicados medicamentos nos pontos onde o paciente sente dor, ou seja, na “raiz” do problema. Os equipamentos, como seringas e agulhas, são utilizados para que os profissionais se certifiquem de que a aplicação está sendo realizada no local adequado. Dentre os principais medicamentos utilizados, estão anestésicos, anti-inflamatórios e corticoides. 

É aplicada uma sedação com anestesia local no paciente. O procedimento leva em torno de 30 minutos, e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, sob orientação do profissional que realizou o procedimento. No entanto, normalmente é orientado que o paciente mantenha-se em repouso no período de 24 horas. Após isso, é possível retornar de maneira segura às atividades diárias, de acordo com as orientações médicas.

Quais problemas de coluna podem ser tratados com a infiltração?

Há diversas condições que podem ser tratadas com o procedimento de infiltração na coluna, o que irá variar conforme o local de aplicação e de quais medicamentos serão utilizados. As principais condições de coluna tratadas são:

  • Hérnia de disco lombar;
  • Hérnia de disco cervical;
  • Dor lombar;
  • Dor cervical;
  • Dor no cóccix;
  • Osteófitos (bicos de papagaio);
  • Estenose lombar;
  • Estenose cervical.

Benefícios da infiltração na coluna

Além de apresentar melhora no quadro clínico do paciente e aliviar as dores, o procedimento também apresenta uma série de outros benefícios:

  • Ajudam o médico a identificar a estrutura exata responsável pela dor do paciente;
  • Melhora a movimentação da coluna;
  • Diminuição da inflamação e alívio dos sintomas;
  • Resultados permanentes e a longo prazo.

Há contraindicações?

Cada caso deve ser avaliado de forma individual, porém há algumas contraindicações para a realização do procedimento, tais como:

  • Problemas de coagulação;
  • Infecção ativa;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas;
  • Gravidez.

Como se preparar para realizar a infiltração na coluna?

É fundamental tirar todas as dúvidas com o médico e informar o uso de medicamentos no dia a dia, caso você o faça. Também é importante informar sobre alergias ou demais problemas de saúde. Lembre-se de levar um acompanhante para acompanhá-lo até em casa após a realização do procedimento.

Existem efeitos colaterais?

De uma forma geral, o procedimento é muito seguro. No entanto, é normal se nos primeiros 3 ou 4 dias surgir uma leve sensação de pressão nos pontos de infiltração. Isso acontece pois a região fica mais sensível nos primeiros dias devido ao corticoide.

Também é comum sentir o braço ou perna amortecidos ou um pouco pesados em resposta ao anestésico. Porém, tende a passar dentro de algumas horas após o procedimento.

Apesar de ser um procedimento seguro e menos invasivo, lembre-se de sempre tirar todas as dúvidas anteriormente com seu ortopedista. O profissional irá orientar se a infiltração na coluna é ou não o tratamento mais adequado para o seu problema na região da coluna.

Conte com o NOT Ortopedia

Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para a coluna.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.


  • Daian

    agosto 18, 2022 às 8:03 pm

    Boa tarde…

    Muito bem explicado o assunto, tirou todas as minhas dúvidas…
    Preciso fazer esse tratamento e estava apreensivo…

    Obrigado pelas explicações…

    Reposta

    • Elizangela

      junho 22, 2023 às 7:32 pm

      Obrigada!
      Foi muito esclarecedor. Consegui atravéz do artigo tirar todas as dúvidas.

      Reposta

  • Ilda Ferreira

    setembro 28, 2022 às 3:45 pm

    Boa tarde,fiz o procedimento ontem não estava aguentando de dor,hoje não sinto mais aquele desespero estou com três hérnia na L3 L4 e L5 compressão na L3 e L4 fora as outras coisinhas😁 eu indico ninguém mereçe viver o tempo todo com dores,o médico que me acompanha é muito competente fica a dica não deixe de fazer hoje pois amanhã será um outro dia

    Reposta

  • Maria F .dos Santos

    outubro 24, 2022 às 8:41 am

    Muito obrigada a explicação me ajudou muito , pois vou fazer esse procedimento e estava muito preocupada pois não sabia o que se tratava, ainda não tive reunião com a equipe de profissional que voa realizar o procedimento.
    Obrigada pela explicação

    Reposta

    • Nadja Sousa

      janeiro 8, 2023 às 12:32 am

      A explanação sobre o procedimento de infiltração na coluna foi muito esclarecedor. Tenho dores na coluna lombar em virtude de hérnia de disco e após o resultado da ressonância o ortopedista sugeriu-me o tratamento com a infiltração. Fiquei muito apreensiva , mas as informações da notortopedia deixou-me tranquila.
      Obrigada toda equipe da notortopedia.com.br
      Nadja Sousa

      Reposta

  • Nadja Sousa

    janeiro 8, 2023 às 12:34 am

    A explanação sobre o procedimento de infiltração na coluna foi muito esclarecedor. Tenho dores na coluna lombar em virtude de hérnia de disco e após o resultado da ressonância o ortopedista sugeriu-me o tratamento com a infiltração. Fiquei muito apreensiva , mas as informações da notortopedia deixou-me tranquila.
    Obrigada toda equipe da notortopedia.com.br
    Nadja Sousa

    Reposta

  • Patrícia Gameiro

    janeiro 8, 2023 às 1:45 pm

    Poderiam falar os riscos envolvidos.

    Reposta

  • Ana Lorusso

    janeiro 13, 2023 às 12:07 pm

    uffaaa aliviou meu coração . Faço a semana que vem

    Reposta

  • Raimundo Cesar Tavares de Almeida

    janeiro 29, 2023 às 6:55 am

    Olá explicação em referencia atendeu minha expectativa, me sentir mais seguro neste meu procedimento, vou para este tratamento mais tranquilo uffa kkkk que Deus proteja a todos que já passou ou vai passar por este procedimento obrigado e muita gratidão.

    César Piaba

    Reposta

  • Delma Maria pasquali

    janeiro 31, 2023 às 12:48 pm

    Bom dia então fiz ontem infiltração na coluna lombar por sentir muita dor tenho ernia de disco esquenosse bico de papagaio entre outros só que esqueci de perguntar ao doutor se tenho que fazer fisioterapia e ele também esqueceu de me emformar

    Reposta

  • SAMARA DIAMOND FONSECA BRAGA

    fevereiro 12, 2023 às 8:00 pm

    Que bom ter encontrado esse artigo! Estou há 4 meses com dores incessantes na lombar por causa de uma hérnia de disco e tudo o que tenho feito até agora, não surtiu efeito. Meu trabalho na cervejaria, exige muito do meu corpo e principalmente de minha coluna. Agora só me resta descobrir se existe este tratamento disponível em minha cidade ou na capital e também se meu plano de saúde vai cobrir.

    Reposta

  • Lucineide Sousa

    fevereiro 23, 2023 às 8:15 pm

    Obrigada, tirei todas minhas dúvidas. Irei fazer infiltração amanhã cá em França, meu médico pediu para eu fazer duas infiltrações, a segunda está marcada para o dia 17/04/2023

    Reposta

  • Cristiane

    fevereiro 25, 2023 às 1:27 pm

    Sinto muitas dores principalmente no bumbum, quadril, perna, calcanhar e pés. Muito desconforto. Começou as dores ha 4 meses. Já tomei muitas injeçoes, muitos remedios, tipo pregabalina, venolise, dipirona todo dia de 6/6 horas de 1000mg, adesivos restiva, mas nada tira a dor, tira uns 70% juntando mais de uma medicação. Fiz tbem injeção no quadril de citoneurin e dexametasona e nada de melhora. Vou tentar a infiltração na coluna e se não der certo, será a cirurgia.

    Reposta

    • jose

      julho 21, 2023 às 7:15 pm

      Passei por isso .o caminho correto e esse mesmo. boa sorte.

      Reposta

  • Rodrigo de Souza

    março 3, 2023 às 10:06 am

    Obrigado pelo esclarecimento vou fazer esse procedimento este mês

    Reposta

  • Elizabete

    abril 17, 2023 às 11:51 am

    Estou aliviada, vou fazer esse procedimento essa semana, obrigada a toda equipe pelo esclarecimento
    Meu cirurgião mim explicou, mais fiquei um pouco constrangida, obrigada a todos

    Reposta

  • Maria de lourdes nunes pires

    abril 27, 2023 às 10:42 pm

    Gostei das explicações ,estou a procura de um ortopedista que me ajude a ter um pouquinho de qualidade de vida pois sofro muito com muitas dores

    Reposta

  • Fatima R Silva

    maio 16, 2023 às 11:03 pm

    Olá! Obrigada pelas orientações de vcs,fui indicada a fazer essa infiltração sujestiva devido minhas dores, a explicação quê obtive aqui foram bem claras, .

    Reposta

  • Antonio carlos

    maio 24, 2023 às 6:57 pm

    Muito obrigado pela explicação fiz infiltração na coluna lombar ontem estou mim centndo muito bem graças à Deus

    Reposta

  • Liduina Sousa

    agosto 1, 2023 às 3:05 am

    Boa noite. Estou com o procedimento de infiltração na coluna lombar agendado. Porém ansiosa com medo, procurando conhecimento para me tranquilizar, encontre vcs obrigada valeu estou mais segura e colocando sempre Jesus Cristo na frente de tudo já deu certo.

    Reposta

  • Susana Maria de Freitas

    setembro 4, 2023 às 10:24 pm

    Fiz uma infiltração hoje na lombar. Estava mt ansiosa mas foi tranquilo. A recuperação está sendo rápida.

    Reposta

  • JONAS BATISTA

    setembro 8, 2023 às 1:48 am

    Maravilha, estava sentindo dores horríveis na perna direita a mais de um ano, fiz a infiltração na coluna a quatro dias, e minha dor sumiu de vez. Procure o dr. Vinícios na Clínica do Esporte em Goiânia que ele vai resolver seu problema! Muito rápido e sem dor.

    Jonas Batista Silvânia GO

    Reposta

  • Iolanda

    setembro 27, 2023 às 3:26 pm

    Obrigada pela explicação, estou indo fazer uma infiltração na lombar no hospital Sarah Brasília, e me aliviou, pois estava com medo kkk obrigada ♥

    Reposta

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Há mais de 40 anos prestando serviços de Ortopedia e Traumatologia à população de Belo Horizonte.

Clínica NOT Ortopedia
Registro: 330-MG
Diretor Técnico-Médico: Dr. Jorge Brandão Murta Filho⠀
Médico – CRM-MG 26.117⠀
Ortopedia e Traumatologia – RQE-MG: 46.802

 

Conheça nossa Política de Privacidade

Saiba mais sobre a LGPD do NOT

Cadastre-se e receba nossa newsletter

    Contatos e Endereço

    Rua Aimorés, 2.125, Bairro Lourdes
    Belo Horizonte/MG

    Telefone: (31) 3349-2600

    WhatsApp: (31) 97186-7073

    As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    NOT Núcleo de Ortopedia e Traumatologia LTDA – CNPJ 21.135.652/0001-03

    Todos os Direitos reservados • Desenvolvido por