Cisto sinovial: o que é, sintomas e tratamento
Você sente algum tipo de desconforto ou nódulo presente no seu punho? Sente incômodo no punho ao realizar alguma atividade física? Se você respondeu “sim” para essas perguntas, pode ser que se trate de um caso de cisto sinovial, uma condição que ocorre nas mãos e punhos.
Para saber mais sobre o que é o cisto sinovial, seus sintomas, causas e tratamento acompanhe esse texto!
O que é cisto sinovial?
O cisto sinovial é um tumor benigno que se apresenta como um pequeno nódulo, normalmente arredondado ou ovalado, de consistência mole, localizado, principalmente, na região dorsal e volar do punho. Cisto é o nome dado a qualquer bolsa que contenha material líquido ou semilíquido em seu interior.
Mas antes de sabermos mais sobre o cisto sinovial, é importante entendermos sobre duas estruturas fundamentais para que a movimentação dos ossos não cause desgaste e atritos: o líquido sinovial e as cartilagens.
O líquido sinovial atua como um lubrificante nas articulações, além disso, é circundado por uma bolsa chamada sinovial, a qual é localizada no ponto em que um tendão entra em contato com um osso.
Já a cartilagem é um tecido escorregadio localizado nas extremidades dos ossos articulados que tem o objetivo de reduzir o atrito ósseo entre as superfícies.
Causas do cisto sinovial
Não há até então uma causa conhecida para o surgimento do cisto sinovial, no entanto, estima-se que há uma relação com lesões, provocadas por traumas ou esforço repetitivo, fazendo assim com que ocorra o “vazamento” do líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto.
Além do trauma e do esforço repetitivo, o cisto sinovial também pode ocorrer devido a um defeito na formação da articulação, já que alguns pacientes com essa condição não apresentam histórico de traumas ou uso repetitivo da articulação.
Sintomas do cisto sinovial
O cisto sinovial tem cerca de 1 a 3 centímetros, com uma consistência gelatinosa, bem delimitado e compressível. Portanto, o cisto costuma ser visível e palpável, com uma lesão avermelhada ao jogar um foco de luz sobre a mesma, sendo possível visualizar seu líquido fluido.
O surgimento do cisto sinovial, embora possa ocorrer em qualquer local do corpo, é mais comum em punhos e dedos.
Apesar de sua saliência, ele não costuma causar dor, apenas em casos nos quais a massa comprima algum nervo ou tendão. Nesses casos, a dor costuma vir acompanhada de sensibilidade na região do tendão ou articulação e perda de força.
Por mais que normalmente o cisto seja identificado a partir de seu tamanho, o contrário também pode ocorrer, ou seja, o paciente primeiro sente dor, para depois descobrir o diagnóstico do cisto sinovial. Estes casos são chamados de cistos ocultos, os quais são confirmados a partir de uma ultrassonografia ou ressonância magnética.
Como é feito o diagnóstico?
O cisto sinovial do punho, o tipo mais comum, costuma ser diagnosticado através de um exame físico, realizado por um médico especialista. Porém, para confirmar o diagnóstico ou documentar a alteração, normalmente são indicados exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética.
Tratamento
O tratamento para o cisto sinovial, irá variar conforme o tamanho e localização do cisto do paciente.
Como o tumor do cisto é benigno, não há nenhuma possibilidade de se transformar em câncer. Além disso, a maioria dos casos são assintomáticos, podendo desaparecer de forma espontânea, sem a necessidade de tratamento.
Por outro lado, se o cisto estiver causando dor ou prejudicando o movimento da articulação, o tratamento médico é indicado. Esse tratamento consiste na imobilização da articulação com talas, comprimindo o cisto e impedindo o movimento da articulação. O objetivo é criar um mecanismo contrário, para que o material do cisto sinovial volte para a articulação.
Outra opção de tratamento consiste na aspiração do cisto com o uso de uma agulha, a qual é feita com anestésicos locais no próprio consultório. Ao fim da aspiração, o médico costuma aplicar uma solução com corticoides para tentativa de fechamento da cápsula do cisto. Essa técnica tem uma taxa de sucesso de 75%.
Vale ressaltar que em cerca de 15 a 20% dos casos, o cisto pode recidivar, causando dores ou incômodo. Nesses casos, é necessário que o ortopedista possa indicar sua remoção cirúrgica.
A cirurgia pode ser feita de duas formas: com o método tradicional ou através da artroscopia. O problema é que a cirurgia é um procedimento muito mais invasivo e não garante 100% de cura. Além disso, o cisto pode voltar.
Assim, é importante contar com o trabalho de um especialista para que ele possa confirmar o diagnóstico e orientar o melhor tipo de tratamento.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas à mão e punho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Fatima
agosto 29, 2022 às 8:36 pm
Muito bom os esclarecimentos sobre cisto sinovial. Eu tenho um cisto no pulso e outro em cima do pé. Os temas enviados pelo Not são sempre bem esclarecedores.
Mauricio dos santos Zacarias
fevereiro 15, 2023 às 11:37 am
Eu tinha um no meu pulso também por fazer exercício físico ele ficou do tamanho de uma bolinha de gude aí eu fiz uma coisa eu testei uma coisa e fui ver se funcionava e o pior que o que eu fiz funcionou e a bolinha sumiu de um dia para o outro por incrível que pareça funcionou comigo não sei de vocês sabe aqueles desodorante tipo esses esses desodorante de spray esse que você coloca aí que fica 24 horas então eu coloquei ele na minha mão aqui em cima dessa bolinha que tinha esse cesto que tinha na boca essa bolinha que tinha na minha mão e encostei ele o espremer e segurei durante um segundo depois soltei no dia seguinte a bolinha já tinha sumido não apareceu mais aí a mão ficou um pouquinho com uma bolinha sumiu de um dia do dia para o outro a mão ficou um pouquinho fraca só que no dia seguinte voltou depois ficou normal de novo a bolinha nunca mais apareceu
Eu quem é esse modo para o meu irmão porque ele trabalha com equipamento pesado ele também tinha um aí eu falei isso para ele e ele tentou fazer isso aí que eu falei o dele aconteceu a mesma coisa ele fez esse modo que eu falei aí no dia seguinte a bolinha já tinha sumido e a bola era do tamanho de uma bolinha de gude incrível que pareça funcionou comigo e com meu irmão que eu falei isso para ele
Marcia
dezembro 10, 2023 às 8:55 am
Tenho cisto duros nos dedos me doem quando fecho as mãos e meu dedo fica engatilhado…gostaria mas informações obrigada …
Anderson
março 3, 2024 às 4:40 pm
Tenho um em cima do pé a 4 anos e grande fis 2 ultrassonografia porém estou mais aliviado
Marizete de carvalho
novembro 11, 2022 às 12:25 pm
Fui contemplada, fiquei bem tranquila agora.
Grata!
CRDavilla
novembro 21, 2022 às 7:53 pm
Altamente esclarecedora a reportagem. Tinha um cisto sinovial no pulso, que aparecia e desaparecia sozinho, no entanto comecei a fazer exercícios em casa, que incluía muito apoio (flexão). Com o tempo esse cisto começou a aparecer e não sumia mais. Ainda começou a doer. Pedi para o médico aspirar e em três semanas voltou outro ao lado e mais doído ainda. Segundo o médico, devo parar de fazer exercícios que forcem o local.
Cláudio Rosário
março 13, 2023 às 12:11 pm
Bom dia, ótimo esclarecimento, obrigado, eu tinha um no pulso direito não fiz nada e sumiu, na verdade joguei vôlei na piscina, heheh, somente isso, mas fiquei uns 5 meses, não me atrapalhou em nada, eu acho que se não incomoda não devemos fazer intervenção.
Jeverson Marins
maio 16, 2023 às 11:20 pm
Agora ficou claro, estou com cisto sinovial no dedo mindinho da mão direita.
Obrigado pelas dicas
Viviane Costa da Silva
agosto 18, 2023 às 9:13 pm
Hoje fiz um ultrassom no punho e descobri túnel do carpo e um cisto, vou levar no ortopedista o resultado. Será que devo me preocupar?
Beatriz Teodoro
dezembro 5, 2023 às 9:46 am
Muito bem explicado.
Obrigada!