Água no joelho: saiba o que é e os principais sintomas
Popularmente conhecida como “água no joelho”, a sinovite é um problema que acomete muitas pessoas. Essa famosa expressão se refere à sensação de quando o joelho fica inchado e acumula líquido em seu interior.
Para saber mais o que é a água no joelho e como ela ocorre, acompanhe este post! Aqui você irá conhecer sobre os principais sintomas, causas e tratamentos para essa patologia. Boa leitura!
Água no joelho: o que é?
A água no joelho é uma condição que se caracteriza pela inflamação da membrana sinovial, uma camada fina de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões musculares, cápsulas articulares e bolsas sinoviais.
O líquido sinovial, presente na membrana sinovial, é o principal agente responsável pela lubrificação e nutrição de todas as partes internas do joelho, cartilagem, menisco e ligamentos.
Além disso, o líquido sinovial possui células de defesa que protegem contra microrganismos patológicos que possam atingir a membrana. Em casos de trauma ou processo inflamatório, por exemplo, esse líquido aumenta no joelho, levando à inchaço e dor. Daí surge a expressão água no joelho.
Sintomas da água no joelho
Inflamações no interior do joelho podem levar a um aumento na produção do líquido sinovial, o que causa a sensação de que o joelho está “cheio de água”, o que provoca dor, fraqueza nos músculos da coxa e da perna e dificuldade de caminhar e esticar a perna.
Alguns dos outros sintomas que também podem surgir são:
- Sensação que o joelho não vai conseguir aguentar o peso do corpo;
- O joelho não estica totalmente ou não dobra como habitual;
- Perda da mobilidade, cuja intensidade vai depender do grau da tumefação (inchaço);
- Aumento da temperatura local e vermelhidão na articulação;
- Inchaço ou aparência de uma grande alteração de volume no joelho.
Causas
Traumas diretos, uso excessivo ou repetitivo da articulação, infecção e doenças reumáticas que influenciam na destruição do tecido (como artrose, por exemplo), estão entre as principais causas para a inflamação que ocorre na água no joelho.
Casos nos quais mesmo com exames de imagem não foi possível confirmar o diagnóstico, pode ser orientado a realização de uma artroscopia do joelho.
Exames e diagnóstico
Através do exame físico o médico ortopedista consegue realizar o diagnóstico da sinovite. Podem ser solicitados exames como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética, para confirmação do diagnóstico ou para excluir outras possíveis patologias.
Como funciona o tratamento?
Após o diagnóstico, o médico ortopedista irá orientar o tratamento mais adequado de acordo com os sintomas relatados pelo paciente. Apenas esse profissional é que poderá orientar os cuidados necessários, não realize tratamentos caseiros por conta própria e não use medicamentos por conta própria.
Há diferentes opções de tratamento para a água no joelho. Acompanhe a seguir sobre cada uma delas.
-
Medicamentos
Em casos mais leves ou de diagnóstico precoce, o médico ortopedista pode indicar o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e corticoides que tem como objetivo reduzir os sintomas ocasionados pela água no joelho. Sessões de fisioterapia também costumam ser indicadas para alívio da dor.
-
Cirurgia
A cirurgia para a água no joelho costuma ser indicada para casos em que há alguma bactéria na articulação ou quando o excesso de líquido na articulação está relacionado a alguma causa mecânica, como fragmentos de ossos ou cartilagens soltos no joelho.
-
Tratamento caseiro
Em alguns casos, o médico pode indicar o tratamento caseiro para a água no joelho, o qual consiste na aplicação de uma bolsa de gelo sobre a articulação, de 3 a 4 vezes por dia, deixando que a bolsa atue de 15 a 20 minutos em cada aplicação.
Como prevenir a água no joelho?
Há alguns hábitos e cuidados que podem ser tomados para prevenir a água no joelho, tais como:
- Controlar o peso corporal: não forçando o joelho em atividades do dia a dia;
- Alongar os músculos das pernas antes da realização de qualquer atividade física;
- Evitar fazer exercícios físicos que sobrecarreguem o joelho.
A sinovite necessita de tratamento assim como qualquer outra patologia ortopédica. A qualquer sinal ou sintoma busque ajuda médica para confirmação do diagnóstico e realização do tratamento mais adequado.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas à mão e punho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Gloriette Ap Gomes Da Silva
dezembro 11, 2022 às 8:03 pm
Estava muito preocupada com minha mãe, mas lendo o artigo de vocês, vi q não é o fim do mundo
Andreia
fevereiro 4, 2023 às 2:36 am
Meu filho está com água no joelho e eu não tinha ideia de nada disse . Gostaria de agradecer pelo conteúdo tão bem explicado…. Vcs estão de oarabebs:
Sonia Do Prado
fevereiro 15, 2023 às 6:31 pm
Adorei a matéria, explica de forma clara e concisa. Minha secretária do lar está com essa condição e já fez um procedimento de retirada do excesso do líquido sinovial.
Grata
Jose Eudes Silva
fevereiro 16, 2023 às 2:15 am
Parabéns pela a explicação, estou feliz. Continue assim ajudando o próximo
Marcos Antônio Amarante De Andrade
junho 17, 2023 às 1:04 am
Interessante as informações, bem proveitoso.
Patricia Mariela Pedernera
junho 26, 2023 às 1:56 am
Acho que o gelo vai resolver.. que susto. Obrigada pela ajuda 🙏🏻
Valdir Paixão
setembro 3, 2023 às 4:54 pm
Excelente explicação estou passando por esse problema, e agora conseguir uma orientação adequada muito obrigado.
Antonio Alves
janeiro 20, 2024 às 4:37 am
Estou passando por um tratamento no joelho ( acumulo de líquido) já vou fazer o terceiro procedimento pra tirar a ‘ Água No joelho. , fiz a ressonância magnética e deu uma trinca no fêmur. Se voltar a inchar de novo, o ortopedista disse q talvez vou precisar fazer a cirurgia.
Isabel de Fátima Rodrigues de Souza
fevereiro 8, 2024 às 6:27 pm
Nossa estava sofrendo muito com esse problema fiz o procedimento de retirar água, mais ainda continuva com muitas dúvidas sobre a causa,vcs esclaceram de vez minhas dúvidas, muito obrigada
Ilse
maio 2, 2024 às 7:38 pm
Jóia