Médico do esporte em BH: como escolher um bom profissional?
A medicina do esporte, também chamada de medicina esportiva, é uma modalidade que tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, essa especialidade não se limita apenas a atletas e clubes de esportes, mas também é uma grande aliada de outras áreas da saúde, como geriatria, cardiologia e reumatologia.
Neste conteúdo, te ajudaremos a entender o que é a medicina do esporte e como encontrar um bom médico do esporte em BH. Acompanhe!
Médico do esporte em BH: o que faz esse profissional?
Antes de tudo é importante entender o que é a medicina do esporte. Essa especialidade médica é responsável por estudar a influência dos exercícios físicos na saúde das pessoas, sendo atletas ou não. Assim, é possível prevenir e reabilitar lesões e atuar na melhora de performance e rendimentos para praticantes de atividades físicas, desde profissionais a amadores.
Assim, o foco é a saúde do paciente como um todo, tendo o exercício físico e o esporte como ferramentas aliadas à qualidade de vida e desempenho nas atividades físicas.
Um médico do esporte atua de forma ampla. Além de tratar e prevenir lesões e melhorar o desempenho físico dos pacientes, esse profissional também tem como foco a fisiologia do exercício e nutrição esportiva.
O médico do esporte pode ainda:
- Realizar análise de desempenho físico;
- Requisitar exames clínicos e laboratoriais;
- Propor programas de exercícios físicos;
- Acompanhamento e orientação de atletas;
- Coordenar equipes de saúde esportiva;
- Avaliação física e nutricional de praticantes de atividades físicas.
- Reposições nutricionais e suplementação visando melhora de desempenho e de saúde.
Origem da medicina do esporte
A medicina do esporte foi desenvolvida na década de 40 na Itália e Alemanha. Na Alemanha, era avaliada a área da fisiologia na avaliação da intensidade do treinamento competitivo. Já na Itália, os aspectos cardiológicos eram o foco.
No Brasil, a medicina do esporte foi implantada no ano de 1962, através da Sociedade Brasileira do Exercício e do Esporte e com apoio da Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS), com um foco maior no desenvolvimento da traumatologia esportiva até que pudesse se expandir para demais áreas. A Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Esportiva (ISBRATE) também atua na área.
Quando procurar um médico do esporte?
- Realização de um check-up da saúde;
- Quando sentir algum sintoma durante ou após a prática de atividade física, como dor nas articulações e ou musculares;
- Prevenção e tratamento de lesões ortopédicas;
- Quando iniciar a prática de uma atividade física;
- Melhora do desempenho esportivo.
Como escolher um bom médico do esporte em BH?
Formação profissional
Será que o médico que você pensa em consultar tem algum diferencial? Por exemplo:
Formação acadêmica e preceptorias;
- Experiência em alguma instituição de saúde no exterior;
- Projetos voluntários;
- Especialidades adicionais;(ortopedia/Nutrologia);
- Artigos e livros publicados.
Avaliações dos pacientes
Além de um currículo atrativo, é importante considerar o histórico de atendimentos do médico. Pesquise as opiniões do paciente pelo Google, Doctoralia e outros sites do tipo.
Se o médico do esporte que você pensa em ir está associado a alguma clínica ou hospital, você pode procurar informações sobre o seu atendimento no Reclame Aqui da empresa também.
Locais de atendimento
Outra dica para achar um bom médico do esporte em BH é saber os locais em que ele atende. Como já dissemos, qual a reputação da clínica entre os consumidores? Qual a infraestrutura?
Além disso, é interessante que o seu deslocamento até algum dos locais não seja dificultoso.
A Clínica NOT, por exemplo, fica há alguns minutos do coração de Belo Horizonte — justamente para estar a uma distância favorável para a maioria dos pacientes.
Convênios e hospitais em que opera
Quem tem alguma doença crônica e faz acompanhamento, ou mesmo pratica esportes, pode ter muitos benefícios pagando a consulta por convênio. Não dá para negar que fazer consultas periódicas podem pesar no bolso do paciente.
Inclusive, nem sempre a operadora de saúde é obrigada a reembolsar consultas feitas de forma particular. Geralmente, o mais seguro é priorizar os profissionais que aceitam algum convênio.
Se o seu caso necessitar de cirurgia, também vale a pena conhecer os hospitais em que o cirurgião ortopédico opera.
Parcerias com outros profissionais de saúde
Além de planos e hospitais, alguns ortopedistas têm uma rede de contatos estratégica para garantir um cuidado completo aos seus pacientes: fisioterapeutas, educadores físicos etc. Ou seja, conhecer um profissional de confiança indicado pelo médico ajuda bastante.
Do contrário, provavelmente o paciente teria que fazer outra pesquisa prévia, antes de contratar os serviços dos outros profissionais.
Vale pontuar que, durante a consulta com o ortopedista, pode haver sinais de inflamações nas articulações e nos tecidos. Nesse caso, o médico poderá indicar a avaliação de outros profissionais, como o reumatologista, nesse caso. Um bom médico do esporte em BH também sabe quando contar com a opinião dos colegas.
Dessa forma, além de prevenir lesões e patologias e auxiliar na execução de exercícios, o médico do esporte é um excelente profissional quando o assunto é qualidade de vida e bom funcionamento da saúde e organismo como um todo.
Gostou deste conteúdo? Esperamos ter te ajudado com essas dicas de como encontrar um bom médico do esporte em BH.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.