Artrose na coluna: sintomas, causas e tratamento
A artrose é uma doença que afeta cerca de 15 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença pode afetar diferentes regiões do corpo, sendo a artrose na coluna um dos tipos mais comuns.
Para saber mais sobre o assunto, os principais sintomas, causas e tratamento, acompanhe este artigo. Boa leitura!
O que é artrose na coluna?
A artrose na coluna é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem ou degeneração das articulações, levando a uma diminuição da movimentação da coluna e podendo ocasionar dores na região lombar.
A doença é mais comum a partir dos 50 anos, devido ao processo natural de envelhecimento e desgaste dos ossos. Apesar de comum, é importante que a doença seja tratada, caso contrário, pode vir a se tornar crônica e levar a complicações mais sérias, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida.
Causas da artrose na coluna
A artrose na coluna pode apresentar diferentes causas. Além do desgaste natural ocasionado pelo envelhecimento, a doença também pode estar associada a:
- Infecções;
- Distúrbios autoimunes;
- Sobrepeso;
- Má postura;
- Movimentos repetitivos;
- Genética;
- Doenças reumatológicas.
Quais são os sintomas de artrose na coluna?
Nos primeiros estágios de degeneração da cartilagem, podem não haver sintomas, agindo de forma silenciosa. No entanto, com o passar dos anos é possível observar alguns sinais, como:
- Rigidez articular;
- Estalos na articulação;
- Dor na coluna;
- Limitação do movimento.
Tipos de artrose na coluna
A artrose na coluna pode ser dividida em dois tipos mais comuns: artrose cervical e artrose lombar. Saiba mais sobre cada uma delas:
Artrose cervical
A artrose cervical é aquela que afeta as vértebras da coluna cervical, a região da coluna mais próxima do pescoço.
Artrose lombar
Como o próprio nome diz, a artrose lombar é aquela que causa degeneração nas articulações da região lombar, e é causada principalmente por postura inadequada por longos períodos ou sobrecarga na coluna.
A artrose pode ser ainda classificada como primária ou secundária. No primeiro caso, a doença está diretamente relacionada ao processo natural de envelhecimento. Já a artrose secundária, está relacionada a outras condições como: obesidade, trauma repetitivo na articulação, diabetes ou algum distúrbio hormonal.
Como é feito o diagnóstico?
O exame mais comum no diagnóstico da artrose na coluna é o exame de raio-x. Além disso, a doença também pode ser identificada através de ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Também podem ser solicitados exames laboratoriais a fim de excluir outras patologias associadas, como artrite reumatoide ou doenças autoimunes.
Antes dos exames, o médico avalia o histórico do paciente e realiza um exame físico para saber se o paciente tem dor, sensibilidade, dificuldade nos movimentos ou demais sintomas associados à artrose na coluna.
Tratamento
Há vários tipos de tratamento para a artrose na coluna. Veja a seguir quais são eles:
- Fisioterapia;
- Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou corticoides;
- Mudanças no estilo de vida e repouso;
- Acupuntura;
- Infiltrações, bloqueios, procedimentos cirúrgicos.
Assim, o tratamento pode ser dividido entre: terapia medicamentosa, correção ortopédica, fisioterapia, mudança de hábitos e exercícios de manutenção.
Em casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia. De qualquer forma, mesmo com a cirurgia, é fundamental seguir outras medidas terapêuticas após o procedimento, como fisioterapia e uma dieta e alimentação adequada.
Assim, é importante não silenciar os sintomas e não ignorar as dores. Busque ajuda médica e inicie o tratamento orientado pelo médico o quanto antes.
Artrite e artrose: qual a diferença?
Muitas pessoas pensam que artrite e artrose são a mesma doença, no entanto, elas apresentam diferenças. A artrite se caracteriza exclusivamente por um processo inflamatório nas articulações, enquanto a artrose é um problema caracterizado pelo desgaste da cartilagem das articulações do corpo.
Dicas para combater a artrose na coluna
- Evite o sedentarismo;
- Consulte sempre um ortopedista;
- Tome cuidado com a postura e o excesso de peso durante a prática de atividade física;
- Cuidado com a escolha do calçado.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para a coluna.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Márcia
julho 4, 2022 às 11:42 pm
Muito obrigada
Ilda Cavaleiro
setembro 4, 2022 às 11:27 am
Informação muito útil.
Marli
março 2, 2023 às 4:32 pm
Muito útil essa informação obrigadaaa
Rodilda Maria dos Santos Oliveira
março 13, 2023 às 8:09 am
Muito útil estas informações, obrigada!
Alaete Gomes Ferreira
março 18, 2023 às 8:47 pm
Parabéns pelas informações foi muito útil pra mim
Lidiane da silva chaves
abril 10, 2023 às 1:15 am
Adorei os comentários, pois descobri na madrugada do sábado que tenho artrose na minha região lombar.
Confesso que estou um pouco assustada com o que pode acontecer comigo futuramente, preciso me cuidar quanto antes.
Atraves desse artigo tive a oportunidade de entender o que está acontecendo com meu corpo.
Sandra
maio 6, 2023 às 3:17 pm
Eu amei as informações, esclareceu muito minha dúvida.
Patrícia Nunes
junho 28, 2023 às 11:39 am
Esse artigo me ajudou a esclarecer o que está acontecendo comigo. Infelizmente estou com artrose lombar. Mas, vou me cuidar para não piorar mais ainda. Eu estava escondendo essa dor. Ela vinha doendo de vez em quando. Mas, agora não tem como fugir mais. Obrigada pelo artigo. Me ajudou muito. Obrigada.
Miriam
julho 12, 2023 às 11:05 am
Muito útil este post,
Me esclareceu bastante.
Marlene Madalena Lopes
agosto 16, 2023 às 2:15 am
Descobri que tenho artrose na coluna cervical estou preocupada mais consegui obter uma explicação clara aqui obrigado