Exercícios para melhorar a circulação nas pernas
Inchaço, formigamento e dores nas pernas são sintomas comuns e que podem acontecer em casos de má circulação nas pernas. Problemas relacionados à má circulação sanguínea também podem acarretar em problemas mais sérios de saúde como o aparecimento de varizes, úlcera e trombose. Membros inferiores como pernas e pés, são as regiões mais afetadas pela má circulação.
Manter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas regularmente, e evitar longos períodos em pé ou sentado, são hábitos que auxiliam no sistema circulatório.
Neste conteúdo você irá conhecer dicas dos principais exercícios para melhorar a circulação das pernas. Acompanhe!
Como os exercícios podem auxiliar na circulação nas pernas?
De maneira geral, o fluxo do sangue parte do coração e segue até as pernas. Nas veias, há milhares de válvulas que auxiliam o sangue no seu percurso de retorno. Quando ocorre algum problema no funcionamento dessas válvulas, também haverá problemas na circulação de sangue local, sendo assim, a prática de exercícios irá auxiliar na circulação através do aumento do estímulo dos tecidos das pernas.
7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas
1. Caminhada
O movimento mais simples de todos também é um grande aliado à saúde circulatória. Sendo assim, opte pelo ambiente que seja mais favorável para você, podendo ser desde uma caminhada na rua da sua casa ou parque ou na esteira da academia.
10 a 15 minutos diários já são o suficiente para gerar benefícios à sua circulação. Se conseguir aumentar esse tempo, indo para 30 minutos, por exemplo, sua circulação irá melhorar ainda mais.
2. Natação
Uma grande vantagem da natação é a ausência de impacto, sem sobrecarregar as articulações. Sendo assim, o movimento do corpo na água auxilia na melhora do sistema cardiovascular.
A hidroginástica também apresenta benefícios similares e pode ser uma boa opção para os idosos.
3. Alongamento de panturrilhas
A panturrilha é uma das regiões mais vascularizadas do corpo, sendo assim, ativar a circulação dessa região é importante.
Caso você não realize nenhum tipo de exercício físico que envolva ativamente a região da panturrilha, você pode fazer isso em casa! Basta deitar-se de barriga para cima, segurar as duas mãos com um elástico ou até mesmo uma toalha de banho sob o pé. Em seguida, eleve a perna para cima puxando o elástico ou toalha em direção ao tórax, alongando ao máximo a panturrilha.
4. Bicicleta
Pedalar é uma ótima forma de melhorar a circulação das pernas. É possível perseguir distâncias maiores e sem sobrecarregar ou fazer um esforço exagerado.
Em alguns casos, para tornar-se um hábito, se possível, utilize a bicicleta para ir ao trabalho, academia ou algum outro local que você vá com frequência.
5. Agachamento
O agachamento é um excelente exercício para fortalecer as pernas, afinal, é possível utilizar apenas o peso corporal. Ao acrescentar esse exercício à sua rotina, sua circulação, certamente, melhorará.
6. Movimentação dos pés
Deite-se de barriga para cima e posicione as pernas com uma pequena elevação e joelhos dobrados. Mantenha os pés apoiados para cima e faça movimentos circulares, como se estivesse pedalando uma bicicleta. Repita os movimentos por aproximadamente dois minutos.
7. Separação de pernas
Esse exercício irá trabalhar principalmente os músculos laterais e mediais da coxa. Além de auxiliar na circulação, esse exercício também pode ajudar no controle da elasticidade.
Mantenha-se de barriga para cima e estique as pernas com as pontas dos pés apontadas para cima. Depois, afaste uma perna da outra e junte-as novamente, repetindo o movimento devagar e sempre com os pés esticados.
Gostou do conteúdo? Esperamos ter te ajudado com essas dicas. Lembre-se, a qualquer sinal de má circulação nas pernas, procure um ortopedista.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas ao quadril.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
EUZA HELENA Oliveira
fevereiro 3, 2023 às 7:39 am
Gostei muito das dicas. Vou fazer os exércitos.volto a comentar.
Nádia
fevereiro 16, 2023 às 5:03 pm
Amei as dicas estou precisando demais
Nivaldo
maio 18, 2024 às 3:56 pm
Obrigado pela dica. Já comecei a fazer.
Nádia
fevereiro 16, 2023 às 5:04 pm
Obrigada
Aurora Medeiros da silva
março 16, 2023 às 11:56 pm
Gente , fiz fisioterapia nessa clínica.
Adorei!
Profissionais sérios e capacitados!!
A recepcionista Luciana, pur rs gentileza!!
Agradeço a todos!!
Valda Aparecida de Andrade
abril 2, 2023 às 7:33 pm
Achei excelente as dicas ,vou fazer concerteza, excelente ideia para ajudar as pessoas gratidão.
Delba Coelho
abril 11, 2023 às 4:22 pm
Gostei muito das orientações!
Já faço três vezes na semana. Vou fazer todos os dias. Pois estou precisando.
Obrigada!
Luzinaldo da silva
abril 19, 2023 às 1:50 am
Bom de mais
Nizan Antônio do Nascimento
outubro 10, 2023 às 8:18 am
Muito boa as dicas
Marcos Tavares Caetano
maio 3, 2023 às 11:28 am
Obrigado,pelas dicas meu caso é de neuropatia.
Albertina Domingos Queiroz
junho 7, 2023 às 9:01 am
Eu gostei da dica, obrigada pela dica, meu caso é dores nas pernas joelhos inchados…
Gilson
junho 16, 2023 às 12:52 am
Gostei da ideia vou fazer, e depois eu digo o resultado, estou com dores na pantorrilha, e os dedos frios, eu acho que é circulação.
Edileuza da Silva Lima da
agosto 9, 2023 às 8:42 am
Esses exercícios quê aprendi aqui são ótimos vou fazer todos os dias, pois estou com polineuropatia diabética e meus pés e pernas estão dormentes e estou quase sem andar e não tenho dinheiro para pagar fisioterapia.Tenho fé em Deus que esses exercícios vão me ajudar muito.Muito obrigada a todos vcs.
Dailton Batista Alves
novembro 4, 2023 às 5:32 am
Obrigado pelas dicas de exercícios. Vou começar a fazer. Meu caso é neuropatia diabética. Pernas e pés dormentes.
Eleoterio Nan Souza
janeiro 16, 2024 às 2:32 am
Um conteúdo de grande importancia
joao roberto
março 21, 2024 às 8:19 pm
amei as dicas
Ellen Aparecida Camargos Costa
abril 6, 2024 às 4:48 am
Eu gostei do conteúdo muito bem explicado. Obrigada ao Not. Ellen.