Cirurgia do pé e tornozelo: conheça os principais tipos
Apesar de serem diferentes, pé e tornozelo são estruturas muito próximas e que se conectam através de tendões e nervos. Devido a isso, médicos ortopedistas costumam se especializar em ambas as áreas, ainda que seja necessária apenas a cirurgia do pé ou do tornozelo, de maneira individual.
Lesões, torções e alterações degenerativas. São diversas as patologias que afetam o pé e o tornozelo, sendo assim, muitos casos necessitam de intervenção cirúrgica.
Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre os tipos de cirurgia do pé e tornozelo e como funcionam. Boa leitura!
Cirurgia do pé e tornozelo: o que são?
Todo procedimento médico que realiza algum tipo de intervenção manual ou instrumental na região afetada pode ser considerado uma cirurgia. Assim, quando há a necessidade de alguma intervenção nos tendões, nervos, ossos, músculos e articulações do pé ou tornozelo, estamos nos referindo à cirurgia.
Saiba a seguir como funciona cada uma dessas cirurgias.
Cirurgia do pé
A cirurgia do pé costuma ser recomendada para casos de joanetes, osteocondroses e osteocondrites. No entanto, ela só costuma ser indicada para casos mais graves, os quais não obtiveram sucesso no tratamento tradicional (fisioterapia, medicamentos, alongamentos, entre outros).
Cirurgia do tornozelo
A cirurgia de tornozelo costuma ser indicada para pacientes com problemas como fraturas e torções, instabilidade ligamentar, fascite plantar e esporão do calcanhar. Normalmente algumas são feitas através de artroscopia e tem um tempo de recuperação que varia conforme cada paciente.
Cirurgia do pé e tornozelo: saiba mais sobre as principais indicações
Como você pôde acompanhar até aqui, são muitas as patologias ortopédicas que podem causar problemas na região do pé e tornozelo, sendo necessário uma intervenção cirúrgica. Saiba mais sobre essas patologias a seguir.
Fascite plantar
A fascite plantar se caracteriza como uma inflamação que afeta a fáscia plantar, um tecido fibroso que se estende por toda a extensão dos pés, causando uma dor intensa.
A fascite plantar normalmente é causada por um desses três motivos: sobrepeso, fraqueza muscular e falta de alongamento.
Joanete
A Joanete é uma condição caracterizada por uma saliência que se forma na articulação no dedão do pé. Essa saliência pode causar um processo inflamatório deixando a região sensível e dolorida.
Fatores hereditários e o uso inadequado de calçados são fatores de risco para o problema.
Esporão do calcâneo
O esporão posterior do calcâneo afeta a região do calcanhar devido a um crescimento anormal do osso, formando uma saliência na região, a qual se espalha para a planta do pé, causando assim, dores. No entanto, vale ressaltar que o que causa a dor não é a inflamação em si, mas toda a alteração bioquímica associada à ela.
Entorse de tornozelo
Na maioria das entorses, é comum que imediatamente ocorra dor no pé, podendo ser leve, intensa ou moderada.
Segundo a ociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), aproximadamente 15 a 20% das entorses de tornozelo podem evoluir com algum tipo de complicação, no entanto, essas lesões podem ser tratadas com fisioterapias, e em casos mais graves, através de procedimento cirúrgico.
Confira também – Entorse de tornozelo: causas, tipos e tratamento.
Pós-operatório da cirurgia do pé e do ombro: principais orientações
Todos os tipos de cirurgia exigem um cuidado a mais no período de recuperação, para que assim, ela seja segura e ocorra uma boa cicatrização. Assim, há algumas dicas importantes que podem auxiliar nestes cuidados pós-operatórios da cirurgia do pé e tornozelo. Confira a seguir.
- Não pisar ou tocar o pé operado no chão logo após a cirurgia;
- Utilizar equipamentos auxiliares como botas ortopédicas, cadeira de rodas ou muletas;
- Alimentar-se bem para manter o sistema imunológico fortalecido e assim, agilizar o processo de cicatrização;
- Manter a perna operada (quando em repouso) elevada no nível do peito, ou pelo menos acima da linha da cintura, para reduzir o inchaço;
- Não realizar esforços físicos no prazo estipulado pelo médico ortopedista;
- No caso de sangramento no curativo, dores que não passam ou febre, procure seu médico.
Como você pôde acompanhar até aqui, são diversos os tipos de cirurgia do pé e tornozelo que podem ser realizados, contribuindo para a retomada da qualidade de vida e dos movimentos do paciente. Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas com o seu médico ortopedista antes da realização do procedimento.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas ao pé e tornozelo.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Henrique Cabongo
junho 10, 2023 às 12:21 am
Saudações
Estou vivendo uma situação do gênero; fratura do tornozelo direito. Já tive uma intervenção cirúrgica, infelizmente não correu como desejado. Tenho fixadores partido no interior do pé. E com o pé torto.
Tenho a necessidade de uma cirurgia para o melhoramento.