Quais são as doenças de ombro mais comuns?
O ombro é a articulação do corpo com a maior capacidade de movimento e também a mais comumente deslocada. Segundo a Sociedade Brasileira de para o Estudo da Dor (SBED), a dor no ombro é a segunda queixa mais ouvida por ortopedistas nos consultórios.
Desde a execução ou repetição de movimentos realizados de maneira inadequada até fatores crônicos, a dor no ombro pode ocorrer devido a diferentes fatores. A partir disso, preparamos este artigo com algumas das principais doenças de ombro mais comuns. Acompanhe!
Doenças do ombro: 6 patologias mais comuns
1.Luxação do ombro
A luxação do ombro ocorre quando os ossos da articulação se deslocam, o que é conhecido como “perda do contato articular”. Ou seja, quando ocorre a separação de dois ossos que estão em contínuo “contato”.
O ombro deslocado costuma ficar visivelmente fora do lugar ou parecer distorcido e a dor costuma ser intensa e pode provocar dormência e espasmos nos músculos do ombro.
Em mais de 95% dos casos de luxação, o osso do braço é empurrado para frente (luxação anterior). No entanto, em alguns casos, pode acontecer de o ombro ser empurrado para trás (luxação posterior).
2.Lesão do Manguito Rotador
O manguito rotador é uma estrutura que possui quatro tendões que envolvem a cabeça do úmero, uma estrutura importante para a movimentação ampla dos braços.
Estas lesões podem ocorrer devido à execução de movimentos muito repetitivos de elevação ou rotação de ombros, como ao realizar determinadas atividades físicas ou determinadas tarefas cotidianas. A idade também pode ser um fator de risco, já que com o passar dos anos, os tendões vão ficando mais fragilizados.
De modo geral, os pacientes apresentam sintomas como dor e diminuição da força ao elevar o braço. Em alguns casos, muitos pacientes podem acordar durante a noite com fortes dores ou ao realizar tarefas do dia a dia.
3.Artrose do ombro
A artrose do ombro ou omartrose é uma doença que causa a degeneração da articulação do ombro, mais especificamente, a cartilagem que cobre os ossos da cabeça escápula e do úmero, podendo causar dores e limitação dos movimentos dos braços.
Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada de calos ósseos, que é a artroscopia.
4.Capsulite adesiva
Também conhecida por “ombro congelado”, é uma inflamação que se manifesta por dor e que progressivamente vai limitando o movimento da articulação.
A capsulite adesiva é uma condição muito comum, sobretudo em diabéticos, portadores de problemas na tireóide e epilépticos.
Esta condição é auto-limitada podendo durar de 12 a 24 meses. O tratamento consiste no alívio dos sintomas e do ganho progressivo de movimento.
5.Bursite
Provocado pela inflamação da chamada bursa, que é uma membrana com líquido que recobre os tendões do manguito rotador, atuando como uma espécie de “almofada” que protege os tendões dos ossos dos ombros a cada movimento.
A bursite é mais comum em pessoas que fazem atividades repetitivas com o braço, como atividades manuais como pintar ou esportivas, como nadar ou treinar braços na academia, por exemplo. Mas também podem acontecer de forma súbita e aguda.
Os sintomas costumam aparecer com uma dor aguda na parte lateral do ombro, dificultando o movimento da articulação para as atividades rotineiras como pentear o cabelo ou vestir-se, por exemplo.
O tratamento da bursite inclui o uso de anti-inflamatórios, repouso dos braços, além de fisioterapia. A infiltração de corticoide na bursa também pode ser usada como alternativa de rápido alívio da dor.
6. Tendinite
É a inflamação dos tendões do manguito rotador, sendo considerada uma das causas mais comuns da dor no ombro. O uso repetitivo da articulação, seja no trabalho ou no esporte, é uma das principais causas. A dor se manifesta na face lateral do braço quando este é solicitado e a noite.
Em alguns casos, pode haver uma calcificação no interior de um dos tendões do manguito rotador. Este quadro é conhecido como tendinite calcárea.
A inflamação também pode acometer o tendão da cabeça longa do bíceps, mas neste caso, a dor se manifesta mais na parte anterior do ombro.
O tratamento da tendinite inclui , normalmente, o uso de medicamentos, fisioterapia ou infiltrações de corticoide local.
Quando procurar um ortopedista?
Tanto para as dores agudas e incapacitantes, quanto nas dores crônicas e constantes deve-se consultar um ortopedista para entender melhor a causa desse desconforto e os possíveis cursos para um tratamento adequado.
Ligue imediatamente para o seu ortopedista se você está com:
- Dor no ombro com febre, inchaço ou vermelhidão;
- Dificuldade para mover o ombro;
- Dor por mais de 2 a 4 semanas, mesmo após o tratamento em casa;
- Inchaço do ombro.
Leia também: Dor no ombro: 5 dicas para aliviar a tensão
Há qualquer sinal de dor no ombro, procure um médico ortopedista para que ele possa indicar o tratamento mais adequado.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas ao ombro.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.