Dor na mão durante a gravidez: causas e tratamento
A gestação é um período repleto de mudanças hormonais e físicas, causando inúmeras alterações. A dor na mão durante a gravidez é algo comum, um problema normalmente relacionado à Síndrome do Túnel do Carpo, uma condição que ocorre devido ao aumento da pressão na região do punho, antebraço e mão.
Neste post, vamos abordar as principais causas para a dor na mão durante a gravidez e seus principais sintomas e tratamento. Acompanhe!
Quais as causas da dor na mão durante a gravidez?
Quando associado à síndrome do túnel do carpo, a dor e a dormência na mão são provocadas por causa do inchaço natural da gravidez e da retenção de líquido. No entanto, o problema também pode estar relacionado a outros problemas como tendinite na mão ou tendinite no punho.
Além disso, o aumento de peso também pode ter relação com a dor na mão durante a gravidez, isso se deve ao fato de o tecido adiposo diminuir a circulação linfática, aumentando a retenção de líquido na região do punho.
Sintomas da dor na mão durante a gravidez
Além da dor e dormência na mão, podem ocorrer outros sintomas, como:
- Fraqueza nos punhos e mãos;
- Formigamento nos dedos;
- Queimação nos dedos.
Esses sintomas costumam se manifestar no quinto ou sexto mês da gestação, onde os inchaços se tornam mais intensos.
Vale ressaltar que os sintomas podem variar e ter intensidades diferentes de acordo com cada paciente e sua gestação, portanto, o ideal é consultar não apenas o obstetra, mas também um ortopedista especialista em mãos para que ele oriente os exames e o tratamento mais adequado.
Diagnóstico
Para a análise e confirmação do diagnóstico, o ortopedista especialista em mão irá avaliar os sintomas do paciente e pode solicitar exames de ultrassonografia, eletroneuromiografia e ressonância magnética para eliminar a possibilidade de doenças como artrite reumatoide, entre outras.
Tratamento
Diante de qualquer desconforto ou incômodo, é importante que a gestante busque ajuda médica com o ortopedista especialista em mãos para que ele possa indicar o tratamento mais adequado.
Em alguns casos, pode ser orientado o uso de órteses para imobilização e proteção da mão, além de auxiliar na redução dos sintomas relacionados à dormência e dor. Além disso, pode ser indicado a realização de sessões de fisioterapia com a finalidade de desinflamar o nervo e os tendões, diminuindo a dormência e a dor na região afetada. Nas sessões há exercícios de alongamento e relaxamento.
Prevenção
Por estar relacionado à retenção de líquidos em gestantes, uma das principais medidas para prevenir a dor na mão durante a gravidez consiste em tomar algumas atitudes para evitar que isso aconteça. Acompanhe a seguir algumas dicas de como prevenir a dor na mão durante a gravidez.
- Reduza o consumo de sal: seu excesso faz com que o corpo retenha líquido e assim, fique mais inchado;
- Prática de atividades físicas: os exercícios físicos auxiliam na circulação sanguínea na redução do inchaço;
- Beba bastante água: beber água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e evita a retenção de líquidos, estimulando a função renal;
- Ter uma alimentação equilibrada: manter uma alimentação saudável auxilia a reduzir o inchaço durante a gestação. Alimentos líquidos, fibras, e proteínas magras podem ajudar. Já os alimentos processados é fundamental evitar;
- Evite roupas e sapatos justos: roupas e sapatos muito justos prejudicam a circulação sanguínea, ocasionando em inchaço principalmente na região das mãos e pés. Portanto, é importante que as gestantes usem roupas e sapatos confortáveis.
Assim como outras patologias, a dor na mão durante a gravidez deve ser tratada por um médico especialista. Durante a consulta tire todas as suas dúvidas e forneça todas as informações necessárias ao médico, como no caso de histórico de doenças.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas à mão e punho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Gleice
janeiro 28, 2023 às 7:12 am
Amei as dicas ajudou bastante.
Não aguento mas tanta dor nas mãos.