Joanete: o que é e os principais tratamentos
O pé humano é uma estrutura complexa: composto por ossos, músculos, ligamentos, articulações e tendões. Com tantas funções diferentes, maior a capacidade de alterações anatômicas, as quais podem ocasionar em patologias ortopédicas, como o joanete, uma condição que ocorre quando a articulação do hálux e/ou osso está fora de posição, formando uma espécie de calo.
Neste conteúdo você irá conhecer os principais sintomas, causas e tratamento para o joanete. Boa leitura!
O que é o Joanete?
Também conhecido como hálux valgo, o joanete caracteriza-se como uma saliência óssea que afeta a articulação da base do dedão do pé. Ela ocorre quando essa articulação está fora de posição. Ou seja, ela se forma quando o “dedão” aponta em direção ao segundo dedo, forçando a articulação a projetar-se para fora e a ficar maior.
A pressão ocasionada por sapatos menores ou apertados ou salto alto e fatores como artrite, hereditariedade e patologias congênitas do pé (como má-formação, por exemplo) , podem acabar ocasionando no problema.
Sintomas
Dor na articulação durante o uso de calçados muito estreitos e/ou apertados pode ser um dos primeiros sintomas do joanete. Alguns outros sintomas incluem:
- Inchaço e dor na articulação afetada;
- Vermelhidão;
- Limitação de movimentos da articulação afetada;
- Calosidade na região do dedão do pé.
Diagnóstico
O diagnóstico do joanete consiste na avaliação dos sintomas do paciente e na realização de exames médicos. Em casos de diagnóstico incerto, pode ser solicitada uma radiografia.
Caso mais de uma articulação seja afetada, podem ser realizados exames para diagnosticar as doenças que causam inchaço e dor em múltiplas articulações.
Tratamento para o Joanete
O tratamento do joanete irá variar conforme o grau do problema e os sintomas do paciente. De maneira geral, a prática de exercícios físicos aliada aos cuidados e uso reduzido de salto alto, sapatos apertados ou de pontas estreitas, são medidas recomendadas pelos médicos.
Outras formas de tratamento consistem em:
- Uso de medicamentos anti-inflamatórios ou injeção de corticosteroides a fim de ajudar a diminuir a dor ou inchaço;
- Almofadas e órteses para joanete – as órteses podem auxiliar a redistribuir e aliviar a pressão da articulação afetada;
- Exercícios de alongamento – auxiliam na rigidez das articulações;
- Cirurgia – é indicada em graus mais severos do joanete ou quando os demais tratamentos não são eficazes para o paciente.
É importante buscar ajuda médica assim que os primeiros sintomas forem percebidos pelo paciente, para evitar que o problema se agrave e para um diagnóstico precoce.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas ao pé.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.