Joelho valgo: o que é, causas e tratamento
Também conhecido como geno valgo ou pelo seu nome popular “pernas em tesoura”, o joelho valgo é uma condição em que os joelhos ficam virados para dentro, fazendo com que as pernas fiquem desalinhadas.
Neste conteúdo vamos abordar sobre o que é essa condição, seus principais sintomas, causas e tratamento. Acompanhe!
O que é joelho valgo?
O joelho valgo é um desalinhamento nas pernas o qual ao olhar para a pessoa de frente, os joelhos ficam próximos e para dentro, enquanto os pés se afastam. É importante ressaltar que essa condição é diferente do joelho varo, uma condição em que ocorre o oposto: os pés se aproximam um do outro e os joelhos se afastam.
A condição é bastante comum e fisiológica em sua maioria, acometendo principalmente crianças de 2 a 4 anos de idade. No entanto, ela diminui gradativamente a partir dos 7 anos de idade. Em adultos, a condição é rara, mas pode ocorrer. Por isso, é fundamental ir a um ortopedista para investigar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado.
Causas do joelho valgo
As causas do joelho valgo são variadas. Alguns casos são ocasionados por deformidades ósseas ou doenças como osteoartrite, raquitismo, entre outras.
Fraturas ou traumas na região, como artrite, artrose ou lesões ligamentares também podem ocasionar no problema.
Sabe-se também que a genética exerce um papel importante no joelho valgo, especialmente nas crianças, que desenvolvem precocemente essa condição. Nesses casos, é possível corrigir o problema durante a fase de crescimento, através de um tratamento qualificado.
Sintomas
O primeiro e mais óbvio sinal são as pernas do paciente rotacionadas para dentro. Outros sintomas associados ao problema, quando não tratado, incluem:
- dor nos joelhos;
- progressão do desvio/desalinhamento dos joelhos ao longo do tempo;
- sensação de frouxidão ou instabilidade nos joelhos;
- amplitude do movimento reduzida;
- mancar;
- tendinites e bursites;
- lesões articulares.
Diagnóstico
O diagnóstico do joelho valgo primeiramente consiste na observação do paciente visto de frente, com os pés paralelos e os pés descalços. No caso de pacientes que não apresentavam nenhum tipo de problema relacionado aos joelhos anteriormente, ou seja, nunca tiveram nenhum tipo de desalinhamento nas pernas e agora apresentam o problema, é fundamental investigar a fundo as causas.
Já pacientes que já apresentavam o problema, podem vir a manifestar dores na região, devido ao desgaste das estruturas do joelho.
Exames de raio-x específicos auxiliam na confirmação do diagnóstico.
Tratamento
O tratamento para o joelho valgo pode variar de acordo com o quadro de cada paciente. Pode ser realizado de diferentes formas: cirurgia, medicação, exercícios, fisioterapia, RPG, uso de órteses e palmilhas ortopédicas. Acompanhe a seguir e saiba mais sobre cada uma dessas formas de tratamento.
Medicação
O raquitismo é uma condição que pode causar o joelho valgo. Nesses casos, o uso de medicamentos orientados pelo médico pode amenizar a dor causada pelo desalinhamento dos joelhos.
Cirurgia
Grande parte dos casos de joelho valgo são ocasionados por problemas no fêmur ou tíbia, sendo orientado pelo médico a realização de cirurgia em alguns casos. A cirurgia consiste no realinhamento de eixo do joelho para corrigir o alinhamento das articulações através de procedimentos com placas de fixador externo.
RPG (Reeducação Postural Global)
O RPG auxilia na correção da postura do paciente, tratando as demais “desarmonias” do corpo e as más compensações de peso.
Exercícios e fisioterapia
Quando o joelho valgo não é ocasionado por nenhuma deformidade estrutural ou doença, os médicos e fisioterapeutas orientam a realização de exercícios para fortalecer os glúteos e o quadril.
Uso de órteses
As órteses são aparelhos que estimulam o desenvolvimento de crescimento da cartilagem. O objetivo é auxiliar na mobilidade do paciente.
Detectado em estágio inicial e com um tratamento adequado, dificilmente o joelho valgo irá progredir para quadros mais severos. No entanto, é importante seguir todas as recomendações do ortopedista e buscar ajuda, em caso de sintomas.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas ao joelho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Márcia Cristina Gomes
fevereiro 3, 2023 às 7:58 pm
Artigo muito interessante!