Ortopedista infantil: saiba quando procurar esse profissional
O ortopedista infantil é o profissional responsável por atuar na área de ortopedia pediátrica, tratando assim, problemas ortopédicos comuns em crianças, como pé chato, pé torto congênito, lesões, torções ou demais patologias as quais serão citadas com mais detalhes ao longo deste texto.
Além de auxiliar no diagnóstico e tratamento de patologias e problemas ortopédicos, o ortopedista infantil também investiga as causas, sintomas e avalia a possibilidade de exames, ou em casos mais graves, a necessidade de intervenção cirúrgica.
Acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto!
Ortopedista infantil: quais problemas esse profissional trata?
O ortopedista infantil, responsável por tratar as patologias mais comuns em crianças e adolescentes, trata de quadros de doenças ortopédicas normalmente classificadas em três categorias:
- Congênitas: como displasia de quadril e pé torto congênito;
- Traumáticas: lesões, entorses, distensões ou fraturas;
- Adquiridas: osteomielite aguda, por exemplo.
Confira, a seguir, as patologias ortopédicas mais comuns tratadas na ortopedia pediátrica.
-
Pé torto congênito
Essa patologia se caracteriza pelos bebês que nascem com os pés virados para dentro. É uma má formação congênita que se desenvolve no período da gestação.
Segundo a Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), a condição afeta aproximadamente um bebê em cada 1.000 nascidos vivos. O tratamento é feito logo após o nascimento e consiste na utilização de gessos, a fim de atingir a correção.
-
Pé chato
Essa condição acontece quando há uma diminuição do arco plantar. Ou seja, quando o arco e a sola do pé estão achatados de maneira “anormal”, podendo causar fadiga, dores e tensão.
Normalmente o pé chato não causa grandes problemas, porém, é fundamental levar a criança a um ortopedista infantil ao notar que há a presença de dores constantes ou se for observada uma perda da curvatura dos pés.
-
Andar na ponta dos pés
Quando as crianças estão aprendendo a andar, é algo comum. No entanto, se o comportamento seguir após os 2 anos de idade, é importante levar a criança ao médico, a fim de investigar se há um diagnóstico para essa condição.
-
Displasia do quadril
É uma luxação congênita onde o bebê nasce com uma alteração no encaixe entre o fêmur e o osso do quadril.
O tratamento é feito com o uso de um suspensório especial, que se prende à região torácica e às pernas do bebê.
-
Osteomielite
O problema é causado por uma infecção bacteriana, a qual causa um quadro inflamatório nos ossos. Febre, dor e inchaço na região afetada, são os principais sintomas.
O tratamento é feito com a recomendação do uso de antibióticos.
-
Doenças traumáticas
Nesse grupo estão inclusas as luxações, entorses, distensões e fraturas. Ao acontecer, é fundamental levar a criança ao ortopedista o quanto antes.
-
Paralisia cerebral
Neste caso, o tratamento é multidisciplinar, sendo a ortopedia uma das especialidades indicadas.
A paralisia cerebral afeta a criança desde o período da gravidez até os seus dois anos de idade. Por se tratar de uma lesão no cérebro, a mobilidade e a marcha acabam sendo afetadas, por isso, é importante procurar um ortopedista infantil como parte do tratamento.
Quando devo buscar por um ortopedista infantil?
Agora que você já conhece as principais patologias infantis tratadas pelo ortopedista infantil, ficou um pouco mais fácil saber o momento certo de procurar esse profissional, não é mesmo?
Portanto, é fundamental estar atento a qualquer sintoma ou alteração nos movimentos da criança ou ao notar que ela nasceu com alguma alteração nesse sentido, e não houve melhora.
O indicado é procurar o profissional o quanto antes, pois ele irá passar as informações e recomendações mais adequadas e indicar o tratamento necessário e adequado, conforme o diagnóstico e as causas.
Assim, vale reforçar a importância do papel e atenção dos pais na percepção de possíveis alterações ou sintomas.
Recomendações e cuidados
Alguns problemas ortopédicos infantis são congênitos, ou seja, a criança já nasce com eles. No entanto, alguns deles, como lesões e torções, podem acontecer por descuido ou ao praticar uma atividade física de alta intensidade, por exemplo.
Confira algumas dicas para evitar esses problemas:
- Evite deixar materiais ou objetos “perigosos” próximo da criança;
- Utilizar uma mochila adequada, sem carregar muito peso;
- Utilizar calçados confortáveis e que se encaixem bem ao pé da criança.
Dessa forma, é fundamental contar com o trabalho de um ortopedista infantil ao notar qualquer sintoma ou alteração na sua mobilidade.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenhamos esclarecido as suas dúvidas relacionadas ao melhor momento de procurar um ortopedista infantil e quais as principais patologias infantis que esse especialista trata.
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.