Pé chato em crianças: como tratar?
Um dos principais motivos que mais leva pacientes à clínica de ortopedia, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP): pé chato. Mas afinal, o que é isso?
O pé chato acontece quando há uma diminuição do arco plantar. Ou seja, quando o arco e a sola do pé estão achatados de maneira “anormal”, podendo assim, trazer dores, fadiga e tensão. Além disso, pode ocasionar em patologias como artrite, artrose, joanete e esporão de calcâneo.
No caso das crianças, quando ainda muito bebês, é comum que a sola do pé seja reta, sem o arco plantar, fazendo com que o mesmo seja desenvolvido com o passar dos anos até estar completamente formado, o que costuma acontecer por volta dos seis anos de idade. No entanto, algumas crianças, não desenvolvem esse arco por completo, originando no pé chato.
Para saber mais sobre o assunto e sobre os principais sintomas e tratamento para essa condição, acompanhe o texto!
Sintomas do pé chato
Em boa parte dos casos, o pé chato pode ser assintomático. Porém, algumas crianças podem apresentar dores nas pernas ou nos pés. Vale ressaltar que essa condição pode acontecer em qualquer idade ou até mesmo nunca causar nenhum tipo de incômodo ou prejuízo.
Quais são as causas?
Uma das principais causas é a predisposição genética. Fatores como frouxidão dos ligamentos e malformações ósseas também podem contribuir para o surgimento dessa condição.
Diagnóstico
Normalmente o médico avalia o paciente descalço, visualizando tanto a frente, quanto a lateral e a parte de trás dos pés. Também podem ser solicitados exames a fim de excluir a possibilidade de outras patologias ortopédicas.
Tratamento
Em casos onde não há a presença de dores, calos ou maiores incômodos, normalmente não é necessário o tratamento. No entanto, quando o pé chato causa problemas e prejuízos à rotina, é fundamental buscar ajuda profissional e seguir o tratamento recomendado pelo médico ortopedista, que pode incluir desde fisioterapia, até sapatos específicos e exercícios de alongamento.
São raros os casos onde é necessário uma intervenção cirúrgica. A cirurgia só é indicada em casos realmente graves.
Quando os pais devem se preocupar?
Normalmente o pé chato não causa grandes problemas, no entanto, é importante levar a criança a um médico ortopedista ao notar que há a presença de dores constantes ou se for observada uma perda da curvatura dos pés, principalmente por volta dos oito ou nove anos de idade.
Em alguns casos, pode ser que o especialista indique o uso de palmilhas ou botas ortopédicas ou que indique uma avaliação periódica para detectar alterações ou demais patologias.
Botas e palmilhas são recomendadas?
Antigamente, era muito comum ver crianças utilizando botas e palmilhas ortopédicas. Porém, ainda não há nenhum estudo que comprove a eficácia do uso desses acessórios no desenvolvimento do pé.
Além disso, há indícios de que algumas botas rígidas possam causar atrofia muscular originadas pelo uso desse acessório. Por isso, em caso de dúvidas, é sempre importante conversar com um especialista primeiro.
Como estimular o desenvolvimento dos pés das crianças?
Há alguns cuidados e hábitos simples que podem auxiliar no processo de desenvolvimento dos pés das crianças. São eles:
- Andar descalço;
- Pular;
- Caminhar na areia, na grama ou no chão;
- Praticar natação ou demais atividades físicas.
Há algum calçado recomendado para crianças?
É importante que o calçado também seja visto como uma forma de proteção. Portanto, é importante que as crianças utilizem um calçado flexível e que não escorregue facilmente.
Quem tem pé chato pode correr ou praticar atividade física?
A resposta é sim! Desde que seja feito o uso adequado de calçados para a prática de esportes ou atividades físicas, não há problemas.
Dessa forma, assim que algum dos sintomas for percebido, é fundamental ir até um médico ortopedista, para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento seja iniciado o quanto antes.
Lembre-se, nunca se automedique! O médico ortopedista é o profissional especializado em tratar o pé chato e demais problemas ortopédicos.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha aprendido mais sobre o assunto.
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.