Tendinite patelar: tudo o que você precisa saber
A tendinite patelar é uma das lesões por esforço repetitivo mais comuns no joelho, afetando principalmente atletas e esportistas de diferentes modalidades. Também conhecida como joelho de saltador, essa condição é predominante principalmente em esportes de impacto como trekking, corrida de rua, corrida de montanha, jogadores de basquete e tênis.
Quer entender o que é a tendinite patelar e seus principais sintomas e causas? Então acompanhe este artigo!
O que é tendinite patelar?
A tendinite patelar é uma inflamação no tendão que liga a patela (osso que fica na frente do joelho) à tíbia (o principal osso que suporta peso na parte inferior da perna). Além de acometer atletas de diversas modalidades esportivas, essa condição também afeta pessoas que possuem algum tipo de desalinhamento dos membros inferiores.
Sintomas da tendinite patelar
A tendinite patelar pode ser classificada em 4 estágios de intensidades diferentes. No primeiro, o paciente sente dor após a prática de atividades físicas. No segundo, a dor ocorre durante o exercício físico mas não há a incapacidade de praticá-lo. Já o terceiro e o quarto estágios são mais complicados, afinal, a dor ocorre durante e após a atividade física e já ocorre uma limitação na realização dos exercícios, normalmente são casos que já necessitam de cirurgia.
Os sintomas mais comuns da tendinite patelar são:
- Dor e sensibilidade no joelho;
- Inchaço;
- Limitação da movimentação;
- Dor que se intensifica ao realizar atividades como saltar, correr e ao subir ou descer ladeiras e escadas.
Causas
A tendinite patelar ocorre principalmente por fatores como:
- Sobrecarga do tendão;
- Postura inadequada;
- Execução de movimentos feitos de maneira errada ou de maneira excessiva;
- Doenças autoimunes.
Diagnóstico
O diagnóstico da tendinite patelar é feito através de exame físico realizado pelo médico ortopedista. Em alguns casos, pode ser necessário a realização de exames de imagem, como ressonância magnética, ultrassonografia e radiografia.
Tratamento
O tratamento para a tendinite patelar será definido conforme a gravidade da lesão. De maneira geral são divididos em duas partes: para aliviar a dor e para evitar que a dor possa retornar.
A primeira parte envolve deixar o tendão afetado em repouso. Nesse caso, a ideia é repousar e evitar exercícios físicos. Já a segunda parte envolve a aplicação de gelo para diminuir as inflamações e medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia para diminuir a intensidade das dores.
Alguns cuidados importantes
E por fim, há alguns cuidados que devem ser tomados para evitar que o problema piore ou no caso do tratamento, volte a acontecer com a mesma intensidade. Acompanhe a seguir algumas dicas.
- Manter uma postura adequada, principalmente ao sentar-se na cadeira para trabalhar ou estudar, por exemplo;
- Alongar os músculos das pernas antes da realização de qualquer atividade física.
A tendinite patelar necessita de tratamento assim como qualquer outra patologia ortopédica. A qualquer sinal ou sintoma busque ajuda médica para confirmação do diagnóstico e realização do tratamento mais adequado.
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas à mão e punho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.