Pronto Atendimento OrtopédicoDe segunda à sexta-feira (08h às 18h)(31) 3349-2600(31) 97186-7073

Endoscopia da coluna: Saiba como funciona

maio 15, 2021 por NOT Ortopedia1
Endoscopia-da-coluna-NOT-Ortopedia.jpg

Ao longo do tempo, muitos avanços na área da tecnologia vem contribuindo para otimizar a recuperação de qualquer paciente de uma cirurgia de coluna. Considerada uma forma avançada e de ponta no tratamento de hérnias de disco e compressões neurológicas, a  cirurgia endoscópica da coluna ou simplesmente endoscopia da coluna é uma moderna técnica minimamente invasiva que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna.

Dentre suas vantagens e benefícios, se mostra ser um método menos traumático, com um período de recuperação mais rápido e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as cirurgias tradicionais. 

O que é Endoscopia da coluna?

A endoscopia da coluna é um procedimento cirúrgico de mínima invasão e menos agressivo,  que permite visualizar, através de um endoscópio (um pequeno tubo de metal com uma câmera e luz na extremidade), o local exato e preciso da doença. O endoscópio também fornece a visualização direta através de imagens de vídeo ampliadas, bem como uma passagem para os instrumentos cirúrgicos, para que os músculos do paciente não precisem ser rompidos ou cortados, causando dano mínimo ao tecido ósseo e muscular.

A Cirurgia Endoscópica da Coluna é considerada uma forma avançada e de ponta no tratamento de hérnias de disco e compressões neurológicas na coluna, projetada para fornecer ao paciente um tempo de recuperação mais rápido e menos doloroso do que os métodos tradicionais de cirurgia da coluna vertebral. 

Além disso, também pode ajudar a preservar a amplitude normal de movimentos da coluna no pós-operatório. Em muitos casos, o procedimento pode ser realizado usando anestesia local e sedação leve ao invés de anestesia geral, diminuindo os riscos médicos gerais em pacientes idosos e/ou com distúrbios médicos coexistentes que podem aumentar o risco cirúrgico.

Cirurgia Endoscópica da Coluna x Cirurgia Tradicional de Coluna

A endoscopia da coluna não deve ser confundida com procedimentos tradicionais, como no caso de uma cirurgia clássica de hérnia de disco. A endoscopia é realizada de maneira diferente, oferecendo aos pacientes muitos benefícios e vantagens, tais como:

  • Mínima lesão e danos de tecidos moles como a pele, músculo e ligamentos;
  • Pode ser realizada com anestesia local e sedação, não necessita de anestesia geral como na cirurgia tradicional;
  • O paciente permanece acordado conversando com o cirurgião;
  • Mínima perda de sangue;
  • Menor desconforto e dor pós-operatório;
  • Permite que muitos pacientes possam ir pra casa no mesmo dia do procedimento;
  • Não causa instabilidade da coluna, evitando assim a artrodese e uso de parafusos;
  • Baixa taxa de infecção;
  • Recuperação curta e retorno rápido ao trabalho.

Benefícios x riscos da Endoscopia da Coluna

Como acontece em toda e qualquer tipo de cirurgia, há sempre benefícios e riscos associados. Sendo assim, antes de qualquer procedimento, é fundamental que o paciente converse com seu médico. 

  • Benefícios: É considerado um procedimento minimamente invasivo porque apenas uma pequena incisão é necessária e o direcionamento direto ao local cirúrgico causa  menos traumas na pele, músculos e tecidos moles, resultando em menor perda de sangue e uma recuperação mais rápida do que aqueles pacientes que se submetem a uma cirurgia tradicional mais invasiva. Além disso, a maioria dos procedimentos de endoscopia da coluna pode ser concluída em até 1 ou 2 horas, permitindo que o paciente fique de pé e tenha alta hospitalar após algumas horas da cirurgia.

 

  • Riscos Potenciais: A endoscopia da coluna é uma técnica cirúrgica altamente especializada ainda pouco difundida. Sendo assim, e de um modo geral, poucos cirurgiões de coluna executam essa técnica com regularidade para serem proficientes. Geralmente, a cirurgia endoscópica da coluna não é adequada para casos de instabilidade espinhal clara, correção de deformidades (escolioses, hipercifoses, entre outras) e traumas.

Para quem é indicado? 

Muitos pacientes candidatos à cirurgia endoscópica da coluna foram diagnosticados com tipos comuns de distúrbios da coluna vertebral. Alguns desses diagnósticos incluem hérnia discal moderada a grave, artropatia facetária, ciática e estenose espinhal. No entanto, a cirurgia da coluna nem sempre é o primeiro tratamento. Geralmente, recomenda-se que outros tipos de tratamento não cirúrgico, como por exemplo, injeções espinhais e fisioterapia sejam experimentados antes de qualquer tipo de cirurgia da coluna, incluindo endoscópico.

(Fonte: Dr. Daniel de Abreu Oliveira – Especialista em Cirurgia e Endoscopia da Coluna)

Precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.

Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à patologias na coluna vertebral.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas! Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.


Um comentário

  • Marizete

    janeiro 6, 2023 às 10:44 pm

    Gostei muito do conteúdo, muito bem explicado, estou em crise de hernia de dico, sinto choques e dor, mas não fiz nenhuma tratamento ainda. Estou usando o citoneurin 5000. É a quarta crise que sinto.

    Reposta

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Há mais de 40 anos prestando serviços de Ortopedia e Traumatologia à população de Belo Horizonte.

Clínica NOT Ortopedia
Registro: 330-MG
Diretor Técnico-Médico: Dr. Jorge Brandão Murta Filho⠀
Médico – CRM-MG 26.117⠀
Ortopedia e Traumatologia – RQE-MG: 46.802

 

Conheça nossa Política de Privacidade

Saiba mais sobre a LGPD do NOT

Cadastre-se e receba nossa newsletter

    Contatos e Endereço

    Rua Aimorés, 2.125, Bairro Lourdes
    Belo Horizonte/MG

    Telefone: (31) 3349-2600

    WhatsApp: (31) 97186-7073

    As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

    NOT Núcleo de Ortopedia e Traumatologia LTDA – CNPJ 21.135.652/0001-03

    Todos os Direitos reservados • Desenvolvido por