Dor no ombro: 5 dicas para aliviar a tensão
Você estica o braço para pegar algo no banco de trás do carro e de repente sente uma dor no ombro. Ou talvez sinta uma pontada na região durante o seu jogo de tênis semanal.
Seja qual for a causa, você deseja aliviar a dor. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a suavizar e até mesmo eliminar esse sintoma. Gostou? Siga a leitura!
Dor no ombro: o que pode ser?
O ombro é a articulação mais móvel do corpo. Ele é formado por uma estrutura complexa que une o membro superior (braço) à cintura escapular.
Os ombros são uma das partes do corpo mais suscetíveis a lesões, entorses e inflamações, que podem resultar em condições muito dolorosas.
Geralmente, a dor no ombro está relacionada a má postura e esforços repetitivos, comum em quem trabalha em escritório ou pratica exercícios físicos que exijam participação frequente da articulação.
Em outros casos, a dor no ombro pode decorrer da degeneração dos tecidos conforme o avanço da idade ou pode surgir irradiada de outras regiões, como pescoço e trapézio, no qual pode se tratar de um problema muscular ou até de um quadro de fibromialgia, por exemplo.
Se você está com dor no ombro e quer saber como aliviar esse sintoma, continue lendo!
Dicas para aliviar a dor no ombro
Repouso
É imprescindível, num primeiro momento, suspender imediatamente todas as atividades que envolvam os ombros e que possam estar causando a dor. Seja um esporte ou uma atividade que exija movimento repetitivo.
O ideal é fazer repouso para não sobrecarregar ainda mais os músculos, tendões e outras estruturas da região e observar se há melhora com a suspensão dos movimentos.
Compressas
Compressas frias são extremamente eficazes para diminuir o inchaço no ombro. Esse resfriamento também auxilia a reduzir a dor aguda.
Você pode aplicar uma bolsa de gelo ou um gelo em um saco plástico por até 15 minutos, repetindo o procedimento várias vezes ao dia. Para evitar queimaduras e irritações na pele, coloque a bolsa de gelo sob uma toalha macia, por exemplo.
Já as compressas quentes são comumente usadas para aliviar a dor. O calor ajuda a relaxar os músculos tensos, diminuindo a tensão e aumentando a circulação sanguínea da região, o que facilita o processo de cura.
Elas podem ser feitas com bolsas de água quente ou aplicações de panos quentes por cerca de 20 minutos. Tome cuidado com a temperatura para não queimar a pele.
Os banhos quentes podem ser uma opção eficaz também.
Alongamento
Uma rotina de alongamento inclui vários exercícios projetados para aliviar a tensão e fortalecer os músculos, o que ajuda a aliviar a dor no ombro e prevenir futuras lesões.
Se aqueça antes do alongamento: movimentos suaves ou até mesmo um banho quente são maneiras eficazes de aquecimento antes dos exercícios.
Caso sentir incômodo ou mais dor no ombro, pare imediatamente, pode ser muito cedo para você tentar. Não repita o alongamento e procure um especialista ortopédico.
Confira também: Dor no ombro: Conheça as principais causas e como tratar
Cuide da postura no trabalho
Ultimamente, o trabalho no formato home office ganhou bastante força, especialmente devido à pandemia de Covid-19, o que forçou muitas pessoas a improvisar um lugar para trabalhar remotamente.
Se você faz parte dessa parcela ou trabalha em escritório, é muito importante estar atento à postura correta para prevenir ou aliviar a dor no ombro.
O ideal é montar ou adaptar um lugar que proporcione conforto, para isso, prefira cadeiras e mesas ergonômicas, que se ajustem ao formato e tamanho do seu corpo.
Além disso, é fundamental sentar-se com as costas eretas e apoiadas no encosto da cadeira, manter a tela do computador no nível dos olhos e os pés apoiados no chão, com os joelhos alinhados à altura dos quadris.
Mas, a dica mais importante aqui é: o teclado precisa estar próximo ao nível dos cotovelos. Isso fará com que você evite estresse na região dos ombros.
Use um travesseiro na altura ideal para dormir
Parece uma tarefa tão simples, não é mesmo? Mas, fique sabendo que o travesseiro é extremamente importante e faz toda a diferença quando o assunto é dor no ombro.
O ideal é usar alinhar a cabeça com o tronco, ou seja, se você dorme de lado, use um travesseiro de altura suficiente para preencher o espaço entre o pescoço e cabeça para manter a coluna alinhada.
Se você dorme de barriga para cima, prefira travesseiros menores, que não forcem a estrutura do pescoço para frente.
Não durma de bruços, uma vez que a coluna cervical fica torcida e isso prejudica o alinhamento correto da coluna lombar, gerando dor em ambas.
Veja também: Ombro Congelado (Capsulite adesiva): sintomas e tratamento
Quando procurar um ortopedista
Em casos de dor aguda e leve no ombro, os tratamentos caseiros podem ser uma opção altamente eficaz.
Porém, se você estiver sentindo uma dor severa ou crônica no ombro, deve consultar um ortopedista para entender melhor a causa desse desconforto e os possíveis cursos para um tratamento adequado.
Ligue imediatamente para o seu ortopedista se você está com:
- Dor no ombro com febre, inchaço ou vermelhidão;
- Dificuldade para mover o ombro;
- Dor por mais de 2 a 4 semanas, mesmo após o tratamento em casa;
- Inchaço do ombro;
- Cor vermelha ou azul da pele da área dos ombros;
Está com dor no ombro e precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.
Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados ao ombro.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Marly Bertolino
julho 23, 2021 às 10:04 pm
Durante quase um ano fiquei tentando tratamentos paliativos como chás, compressas e nada se melhora, procurei Not e fui. Muito bem atendida pelos profissionais como dr Altair que vem me acompanhando nesses últimos meses. Fiz uma aplicação e estou me sentindo melhor.
Elizabete Soares
novembro 5, 2022 às 10:47 pm
Excelente colocações