Dor no nervo ciático: como tratar?
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, um dos mais importantes do organismo. Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação, o que leva a um quadro de dor no nervo ciático.
Quer saber como se livrar da dor ciática? Continue lendo para aprender sobre algumas das causas mais comuns e sobre as opções de tratamento. Boa leitura!
Dor no nervo ciático: saiba mais
A dor no nervo ciático não é um distúrbio em si, mas é um termo geral usado para descrever o sintoma que surge quando as raízes nervosas na coluna lombossacra (parte inferior das costas) estão comprimidas, irritadas ou inflamadas.
A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.
A dor no nervo ciático pode se manifestar das seguintes formas:
- Dor que parece um choque, aguda;
- Sensação de queimação;
- Dor latejante ou pulsante
- Dor crônica, constante;
- Dor que vai e vem.
Geralmente, ciática afeta uma das pernas. Dor alternando entre a perna direita e esquerda também é possível.
O que pode causar dor no nervo ciático?
Existem diversos distúrbios da coluna vertebral que podem causar compressão do nervo ciático. Os mais comuns são:
Hérnia de disco
Uma hérnia de disco é a causa mais comum de dor no nervo ciático. Os discos invertebrais são estruturas que protegem o atrito entre as vértebras e permitem que haja movimentação e sustentação da coluna vertebral.
Quando um destes discos sai da sua posição normal, caracteriza-se uma hérnia de disco, que pode comprimir estruturas nervosas e causar dor no nervo ciático.
Doença degenerativa do disco
Conforme o passar dos anos, os discos intervertebrais podem começar a se desgastar.
Eles perdem a flexibilidade e a elasticidade necessárias para a absorção de choques, podendo criar hérnias relacionadas ao envelhecimento, que causam dor e desconforto.
Esporões ósseos
O crescimento excessivo de osso (osteófito) nas vértebras pode exercer uma pressão sobre as raízes do nervo ciático.
Estenose espinhal
É um estreitamento do espaço por onde passam a medula espinhal e as raízes do nervo ciático, causando compressão e consequentemente, dor no nervo ciático.
Espondilolistese
As vértebras são projetadas para serem empilhadas uma sobre a outra para maior estabilidade. Se uma vértebra na região lombar desliza para a frente sobre a vértebra abaixo dela (espondilolistese), ela pode pressionar o nervo ciático.
Confira também: Dor na Lombar: entenda como o fortalecimento do Core pode te beneficiar
Como aliviar a dor no nervo ciático?
Compressas
Usar compressas geladas pode ajudar a aliviar o desconforto. Você pode aplicar bolsas de gelo ou sacos de vegetais congelados embrulhados em uma toalha na área afetada.
É importante não aplicar o gelo diretamente no local para evitar irritações e queimaduras na pele. Deixe a compressa gelada por 20 minutos e repita várias vezes ao dia.
As compressas quentes também são eficazes para aliviar a dor. Elas podem ser feitas com bolsas de água quente ou aplicações de panos quentes por cerca de 20 minutos.
Banhos quentes também podem ajudar a aliviar a dor no nervo ciático.
Você pode alternar entre compressas quentes e frias ou focar na que melhor aliviar seu desconforto.
Repouso
Suspenda todas as atividades que possam estar piorando a dor no nervo ciático. O ideal é fazer repouso para não sobrecarregar a estrutura da região e observar se há melhora com a suspensão dos movimentos.
Veja também: Lordose: o que é, causas, sintomas e tratamento
Tratamento para a dor no nervo ciático
A boa notícia sobre a dor ciática é que ela geralmente desaparece sozinha com o tempo e alguns tratamentos de autocuidado. Porém, se a dor persistir, o ideal é procurar ajuda médica especializada.
Geralmente, o tratamento é conservador, ou seja, não-cirúrgico, sendo feito por meio do uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias. Faça o uso apenas com prescrição médica. Não se automedique.
A fisioterapia também tem um papel importante no tratamento da dor no nervo ciático. Ela tem como objetivo aplicar movimentos que diminuam o desconforto, reduzindo a pressão no nervo.
Um programa de exercícios deve incluir exercícios de alongamento para melhorar a flexibilidade muscular e exercícios aeróbicos, como caminhada, natação, hidroginástica.
Seu médico deve encaminhá-lo a um fisioterapeuta que trabalhará com você para personalizar seu programa de alongamento e exercícios, e recomendar outras atividades para fortalecer os músculos das costas, abdome e pernas.
Outras opções de tratamento incluem terapias alternativas, como yoga e acupuntura.
Casos mais graves acompanhados de perda de força e perda de sensibilidade nas pernas podem necessitar de algum procedimento como caso da endoscopia da coluna.
Saiba mais em: Endoscopia da coluna: Saiba como funciona
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre a dor no nervo ciático e as opções de tratamento.
Está com dor no ombro e precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
maurício bretas
agosto 3, 2021 às 7:56 pm
Ótimo esclarecimento, tive AVC e convivo com esse problema de nervo ciático desde 2015.
Fiz por duas vezes, consulta com Dr Daniel de Abreu Oliveira, fiquei super satisfeito com o atendimento. ótimo profissional e muito atencioso.
Ângela Maria de P Inacio
setembro 30, 2021 às 10:33 pm
Muito bom ,a explicação ótima. Precisava saber sobre o nervo ciático. Obrigada
Ivany. Abdala
junho 28, 2022 às 4:08 am
Muito obrigado pela atenção e explicação , da dor do nervo Ciatico ! Sinto dores quando estou em pé e quando me deito de costas !
Angela Ramos
julho 10, 2022 às 10:13 am
Tenho dor ciatica matinal. Depois desaparece ao longo do dia. Vou seguir o vosso conselho. As vossas explicaçoes foram muito boas.
Obrigada
Angela
Erian Brito Oliveira
setembro 20, 2022 às 6:33 pm
Obrigada,suas explicações me ajudaram bastante em minhas dúvidas
ADRIANO DUARTE PADRAO
janeiro 3, 2023 às 1:55 am
Ótimo texto, muito bem explicado.
Estou com dores no ciático, fiz exercícios errados na musculação, e veio a dor.
Sônia Maria Mecchi
janeiro 18, 2023 às 4:23 pm
Gostei muito sobre o que fazer qdo o ciático ataca,no momento estou tomando os analgésicos e a dor tá pegando a perna esquerda do femur até o peito do pé,já tive outras vezes e fiquei boa logo agora tá mais difícil melhorar 18/01/23sonia m m Rossi
Cristina de Oliveira
fevereiro 1, 2023 às 11:39 pm
Obgada pela explicação
Foi mto importante p mim.
Marli Giacomelli
março 14, 2023 às 1:48 am
Explicações muito úteis, correndo agora pegar a bolsa de gelo.
Obrigada!
Valmer lessa
abril 16, 2023 às 1:40 pm
Bom dia, me ajudou muitoo conteúdo top simples e objetivo e fácil de entender,obrigado.
Eliana María dos Reus
julho 8, 2023 às 3:08 am
Gostei muito do texto. Prático e objetivo muito bem explicado. Eliana R
ANDRÉ MORAES
outubro 24, 2023 às 2:14 pm
Os segredos são importantes serem desvendado pois ajuda demais a gente na cura e o desconforto agradeço por compartilhar. SARAVA ‘
Juliana Marcia Rodolfo
fevereiro 3, 2024 às 6:54 pm
Gostei muito. Obrigada
Michel
março 31, 2024 às 1:10 pm
Obrigado pela explicação ótimo 👏👏👏👏👏👏👏
Edson Ricardo Galvão
abril 14, 2024 às 2:01 pm
Muito bom a explicação,estou com problema na coluna e deve ter afetado o ciático ,descendo a dor pra perna com um pouco de formigamento no final da perna! Tomo Torsilax de vez em quando,,,,não tomo muito remédio,,,,,,,e melhora muito,,,,,,, ,mas depois volta a doer,acho que não tem cura e aprender a conviver com isso ! Abraço e muio obrigado.
Maria do Socorro
maio 25, 2024 às 6:24 pm
Estou muito satisfeita com todos os esclarecimentos e orientações. Devo seguir com frequência e esperar os bons resultados. Deus os ilumine!