Dor na escápula: principais causas e tratamento
Você fica muito tempo sentado na frente do computador, faz academia ou fez recentemente uma mudança e vem sentindo dor na escápula, osso que fica logo atrás do ombro?
Esse tipo de dor pode prejudicar a movimentação normal da articulação do ombro e limitar atividades simples do seu dia a dia, como cozinhar ou trabalhar.
Quer saber o que pode causar essa dor na parte superior das costas, próxima ao ombro, e como tratá-la? Siga a leitura e confira!
Possíveis causas de dor na escápula
Má postura
Você trabalha em escritório? Então, provavelmente passa longas horas sentado na mesma posição. Se a sua postura for inadequada, pode fazer com que a sua coluna sofra com alterações estruturais que podem iniciar um quadro de dor na escápula.
Sentar sem as costas devidamente apoiadas, inclinar a cabeça para cima para enxergar a tela do notebook, sentar de lado enquanto trabalha ou usar o telefone apoiado no ombro, por exemplo, pode enfraquecer os músculos da região e colocar pressão sobre os discos intervertebrais e outras estruturas, como os ligamentos.
Levantar peso de maneira incorreta
Seja na academia, durante o treino de crossfit ou até mesmo durante o trabalho, em casos que necessite erguer peso, levantar objetos pesados acima da cabeça sem uma técnica adequada pode deixar a parte superior das costas e ombros suscetíveis a lesões.
Isso porque ao fazer esse movimento, sem a coluna devidamente alinhada, você pode aplicar uma sobrecarga na parte superior das costas, distender a musculatura ou romper um ligamento, ferindo a articulação, o que pode gerar dor na escápula.
Uso excessivo
Fez uma mudança? Pintou a casa? Pratica esportes que exigem a participação da articulação do ombro, como vôlei, por exemplo? Situações como essas podem gerar o que chamamos de “overuse” ou uso excessivo, em português, que nada mais é que uma sobrecarga por esforço repetitivo.
O uso excessivo da articulação do ombro pode resultar em lesões, tensões musculares e entorses (rompimento de um ligamento) e provocar dor na escápula, entre a escápula e a coluna e na parte superior das costas.
Outro problema muito comum relacionado com o uso excessivo da articulação é a bursite escapulotorácica, na qual ocorre a inflamação da bursa entre escápula e coluna torácica, gerando um quadro de dor.
Hérnia de disco cervical
Hérnia de disco cervical, já ouviu falar? Esse tipo de hérnia ocorre na região do pescoço, quando um disco intervertebral sai da sua posição de origem e comprime as raízes nervosas, dando origem aos sintomas:
- Dor no pescoço
- Dor que irradia para o ombro, braço e mão;
- Dificuldade para movimentar o pescoço.
A hérnia de disco, quando ocorre na parte inferior da coluna cervical, tem maior probabilidade de irradiar dor para dentro ou perto da região da escápula.
Condição cardíaca pode provocar dor na escápula
Afinal, qual é a relação entre o coração e a escápula? Bom, sabemos que parece incomum, no entanto, algumas condições cardíacas podem se manifestar como dor na região da escápula.
Um exemplo disso é a dissecção aórtica, caracterizada pelo rompimento da maior artéria do coração, que pode causar dor intensa próxima à escápula. Um infarto do miocárdio também pode manifestar dor aguda na parte superior das costas e ombro, sintoma atípico que é mais comum em mulheres.
Veja também: Ombro Congelado (Capsulite adesiva): sintomas e tratamento
Qual é o tratamento para dor na escápula?
Se você está sentindo dor intensa e prolongada na região da escápula, procure seu médico ortopedista imediatamente. Ele avaliará seu histórico médico e saúde geral e fará perguntas sobre seus sintomas.
Além disso, examinará todo o ombro e a escápula, procurando lesões, fraqueza ou rigidez. Em alguns casos, pode ser necessário fazer exames de imagem, como raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética caso haja suspeita de anormalidade óssea da escápula ou uma lesão em outra parte do ombro.
Geralmente, dependendo do diagnóstico, o tratamento para a dor na escápula é conservador, ou seja, não-cirúrgico, feito com o uso de antinflamatórios e analgésicos para alívio da dor.
Seu ortopedista também poderá encaminhá-lo para a fisioterapia, na qual você vai realizar um programa de exercícios que ajudarão a aliviar a tensão muscular e reabilitar a movimentação normal da articulação, além de fortalecer músculos que estabilizam e movem a escápula.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que tenha aprendido mais sobre a dor na escápula e as opções de tratamento.
Está com dor no ombro e precisa de ajuda? Conte com a equipe de ortopedia do NOT.
Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados ao ombro.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.
Um comentário
Roni
fevereiro 3, 2022 às 3:33 pm
Muito boa as informações, estou tendo problemas com a escapula e me ajudou muito a informação
Marcus
março 20, 2022 às 10:51 am
Gostei das informações,muito úteis,estou sentindo dores na costa e ombro esquerdo já faz vários dias.
Rosane Silva de Souza
outubro 11, 2022 às 3:03 pm
Muito boa essa informação estou tendo muita dor na escapula
Maria
novembro 25, 2022 às 9:00 am
Ótima explicação!! Estou sentindo muita dor na escapula acredito que foi devido má postura durante o uso do notebook. Irei procurar um ortopedista para me certificar. Obrigado
Lenir
janeiro 12, 2023 às 9:25 pm
Gostei muito do conteúdo ,aprendi até o nome científico,
Maria d ajuda Silva de Almeida
fevereiro 20, 2023 às 2:58 pm
Bom dia eu tenho tendinite do supra espinhoso inflamado no ombro esquerdo a mais de 2 anos mais sinto muita dor no ombro dor na nunca na espátula e na costela e inchaço na clavícula e na costela e espátula vou no médico e nada e muito maus está parei de trabalhar mais não sara
Eugenia Pereira Dos Santos
março 24, 2023 às 11:14 am
Muito bem explicado. Gostei muito
Maria Raimunda
agosto 19, 2023 às 3:20 pm
Gostei muito da explicação minha escápula esquerda dói muito é uma dor estranha tipo ardendo ou rasgando não sei nem explicar nunca tinha sentido isso estou preocupada vou procurar um ortopedista
Mafalda Inez Sarkis
agosto 27, 2023 às 3:44 pm
Muito boa a informação é um alerta, obrigada que está com esse sintoma é meu filho. Ja está vom o ortopedista aguardando o diagnóstico dr imagem e rx.
Izanete Martins
setembro 21, 2023 às 12:30 pm
Informações esclarecedoras . Exatamente os sintomas que sinto. Tomei medicação mas não adiantou. Acho que vou precisar de uma investigação mais completa.
Rosimeire
novembro 18, 2023 às 11:22 am
Mui boa a informação, vou procurar meu ortopedista, obrigada.
Antoniony da Silva Chagas
janeiro 29, 2024 às 11:09 pm
Muito obrigado pela infomação. estava com dores na escápula e, seguindo as as dicas, consgui solucionar o problema.