Tendinite: mitos e verdades
Desde passar muito tempo digitando no teclado do computador até usar a força para abrir um pote de comida, a tendinite é um problema comum que acomete uma a cada 100 pessoas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
São diversos os fatores que podem ocasionar no problema, como esforços repetitivos e problemas posturais. Apesar de conhecida, ainda há muitos mitos e dúvidas sobre a tendinite.
Acompanhe este conteúdo e esclareça os principais mitos e verdades sobre essa condição. Boa leitura!
O que é tendinite?
Os tendões são fibras resistentes agrupadas responsáveis por fazer a fixação entre músculos e ossos. Eles têm a função de transmitir a força de contração muscular necessária para mover um osso.
A tendinite é a inflamação, lesão ou irritação de um tendão e que ocorre em pontos específicos do corpo. Qualquer tendão pode ser afetado, mas a condição é mais frequente nas regiões dos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pé.
Dependendo do local de incidência, a tendinite pode ser dividida em diferentes subtipos, eles são:
- Entesite – tendinite de inserção;
- Tenossinovite – inflamação da bainha sinovial tendínea;
- Peritendinite – inflamação da junção músculo-tendínea;
- Tendinite Ossificante – cronificação da inflamação com depósito de cristal de hidroxiapatita.
As tendinites comumente são temporárias, mas podem se tornar crônicas e, diferentemente da artrite, não causa nenhum tipo de deformidade no paciente.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da tendinite variam conforme o quadro e a região do corpo acometida, mas a maioria dos casos apresentam vermelhidão e sensação de calor, dor ao movimentar a região afetada e redução da força.
Por exemplo, quando o joelho é acometido o paciente pode sentir dores que resultam na limitação das atividades físicas comuns, como levantar e andar normalmente.
Mitos e verdades sobre a tendinite
-
O alongamento ajuda na prevenção do problema – VERDADE
Técnicas de alongamento e movimento realizadas sob a orientação de um fisioterapeuta são excelentes aliados na prevenção da tendinite, afinal, são fatores que auxiliam no fortalecimento e alongamento do tendão.
-
Apenas adultos e idosos têm tendinite – MITO
Apesar da tendinite ser comum na terceira idade devido à perda de elasticidade e enfraquecimento dos tendões ocasionada pelo envelhecimento, o problema também acomete muitos jovens e adolescentes, principalmente aqueles que praticam atividade física ou trabalham por horas diárias no computador.
-
O problema pode afetar braços e outras partes do corpo – VERDADE
Nosso corpo possui milhares de tendões, portanto, a tendinite pode afetar diferentes regiões dos dedos, cotovelo, ombro, joelho e tornozelo. Os motivos são variados, podendo ir desde a lesão ocasionada por uma atividade física até desequilíbrios hormonais, doenças imunológicas ou traumas.
-
O tratamento é realizado apenas com a ingestão de medicamentos – MITO
O tipo de tratamento para a tendinite irá depender do tipo e grau da doença. Além das medicações, o médico pode orientar repouso, aplicação de gelo no local e fisioterapia.
Em casos mais graves, pode ser aconselhado a realização de cirurgia.
Esperamos ter te ajudado a entender melhor sobre a tendinite e também esclarecido sobre os principais mitos dessa condição. Gostou deste post? Comente aqui embaixo
Conte com o NOT Ortopedia
Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas relacionadas ao joelho.
NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!
Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 para marcar.