Pronto Atendimento OrtopédicoDe segunda à sexta-feira (08h às 18h)(31) 3349-2600(31) 97186-7073

Torcicolo: dicas para prevenir o incômodo

março 30, 2021 por NOT Ortopedia0
torcicolo_-_blog_-_not_ortopedia.jpg

O torcicolo é uma contratura na musculatura do pescoço. Isso ocorre quando o músculo contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento.

A tensão no pescoço pode ser atribuída a inúmeros fatores, tais como: má postura, atividades físicas em excesso, ansiedade ou problemas de saúde. 

É muito importante ressaltar que o torcicolo não é uma doença, e sim um sinal de alerta sobre alguma alteração na região do pescoço que merece ser investigada.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o torcicolo, suas causas, sintomas e tratamento. Boa leitura

Quais são os sintomas do torcicolo?

Os principais sintomas do torcicolo são:

  • Dor no pescoço;
  • Rigidez dos músculos da região;
  • Pescoço pendendo para um dos lados do corpo;
  • Inchaço na região;
  • Tremor da cabeça;
  • Dificuldade de movimentação;
  • Dor de cabeça.

Na maioria dos casos, o torcicolo melhora nas primeiras 24 horas, e tende a desaparecer em um período de 3 a 5 dias. No entanto, se você está incomodado com o desconforto, o ideal é procurar ajuda médica especializada para diagnosticar e tratar adequadamente. É importante não esperar mais de uma semana ou aguardar que os sintomas se intensifiquem. 

Em casos mais severos, o paciente pode sentir formigamento na região do pescoço, perda de força no braço, febre e até mesmo dificuldade para respirar e engolir. 

Quais são as principais causas do torcicolo?

O torcicolo é muito comum e pode acometer pessoas de qualquer idade, desde bebês até idosos, mas, existem alguns fatores de risco que podem influenciar no surgimento do problema.

Veja os principais:

  • Histórico familiar do problema;
  • Discinesia tardia;
  • Má postura diante ao computador ou ao usar o telefone;
  • Anormalidades congênitas na coluna cervical;
  • Excesso de exercícios físicos;
  • Dormir em posições inadequadas;
  • Traumas anteriores na região.

Outras causas de dor no pescoço

Existem outros fatores que podem estar relacionados com a dor no pescoço. Conheça alguns dos principais a seguir!

  • Quando o indivíduo já nasce com torcicolo congênito, necessitando em alguns casos, de tratamento cirúrgico;
  • Traumatismos na região da cabeça e/ou pescoço;
  • Alterações na coluna. Exemplo: hérnia de disco, escoliose, alterações vertebrais;
  • Infecções respiratórias; 
  • Abscesso na região da cabeça, boca ou pescoço;
  • Parkinson;
  • Certos medicamentos, como bloqueadores tradicionais de receptores de dopamina, metoclopramida, fenitoína ou carbamazepina.

Dicas do NOT ORTOPEDIA

Cuide- na hora de dormir 

A melhor posição para dormir é de lado. O ideal é usar um travesseiro de altura suficiente para preencher o espaço entre o pescoço e cabeça para manter a coluna alinhada.

Recomenda-se colocar um travesseiro entre as pernas, na altura dos joelhos, para evitar a sobrecarga da coluna lombar pelo posicionamento de uma perna sobre a outra.

Não durma de bruços, essa posição coloca grande pressão sob o pescoço. Além disso, a coluna cervical fica torcida e isso prejudica o alinhamento correto da coluna lombar, gerando dor em ambas.

Prefira travesseiros de penas pois se ajustam facilmente ao formato da cabeça. É importante trocá-los após alguns anos, pois eles tendem a diminuir e precisam ser substituídos.

Outro ponto a ser considerado é a cama. Se ela não fornecer suporte suficiente para as costas também pode ser causadora de desconforto cervical.

Faça exercícios de alongamento 

É muito importante fazer pausas durante o dia para se alongar, principalmente durante o período de trabalho. Além disso, alongar-se assim que acordar e antes de dormir permite que todos os músculos corporais relaxem, ajudando inclusive, a ter uma boa noite de sono.

Cuidado com o home office

É importante tomar muito cuidado quando se passa muito tempo trabalhando em frente ao computador.

A dica é ajustar a mesa, o monitor e a cadeira para uma altura confortável sem que seja preciso flexionar o pescoço para frente. O ideal é que o monitor fique na altura dos olhos e os joelhos ligeiramente abaixo do quadril. Se necessário use um apoio para os pés para manter a posição correta.

Atenção para os momentos de lazer

É muito comum levar o laptop ou celular para a cama. Seja para assistir um filme, série ou bater um papo com os amigos. No entanto, esses hábitos são um risco para a saúde da coluna.

É importante lembrar que o monitor deve ficar na mesma altura dos olhos para evitar a deflexão da coluna e tensão nas estruturas cervicais.

O que pode ser feito é adquirir algum dispositivo ou suporte que leve o notebook para uma posição correta.

O mesmo acontece com os celulares. Ficar muito tempo na mesma posição ao usar o celular pode causar dores no pescoço, ombros, antebraços e mãos. Isso porque ao segurar o aparelho em posições incorretas e por períodos prolongados, pode gerar tensão na musculatura e articulações destas regiões.

Tratamento do torcicolo

O diagnóstico é feito por meio de exames médicos e exames de imagem. O tratamento é convervador, ou seja, não há necessidade de cirurgia. O médico ortopedista pode prescrever medicamentos para alívio da dor e recomendar a aplicação de calor na região.

Além disso, pode ser feita a recomendação do uso de um colar cervical, que alivia o trabalho do pescoço e possibilita que os músculos relaxem de forma progressiva.

O tratamento com um fisioterapeuta pode ser necessário para fortalecer os músculos da coluna cervical. É importante lembrar que cada caso exige a avaliação de um profissional especialista.

Precisa de ajuda? Os nossos profissionais possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros de patologias que acometem o aparelho locomotor.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 ou baixe o nosso aplicativo “NOT Ortopedia” para marcar.



Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Há mais de 40 anos prestando serviços de Ortopedia e Traumatologia à população de Belo Horizonte.

Responsável técnico: Dr. Túlio Taft Bovaretto CRM/MG 25.680

Conheça nossa Política de Privacidade

Cadastre-se e receba nossa newsletter


Contatos e Endereço

Rua Aimorés, 2.125, Bairro Lourdes
Belo Horizonte/MG

Telefone: (31) 3349-2600

WhatsApp: (31) 97186-7073

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico.

Todos os Direitos reservados • Desenvolvido pela